Foto Eliziane  Em uma reunião realizada na tarde desta terça-feira, 10, com o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, a deputada federal Eliziane Gama (PPS-MA), presidente da Comissão externa sobre o consumo de drogas entre os jovens do Brasil, solicitou a parceria do Ministério Público do Maranhão para o desenvolvimento de atividades no estado. Também participou do encontro o diretor da Procuradoria Geral de Justiça, Emmanuel Soares.

A primeira ação discutida foi a campanha Maranhão contra as drogas, braço estadual da Brasil contra as drogas. De acordo com a deputada, a ideia é que a campanha seja, também, municipalizada. Eliziane afirmou que o MPMA é a primeira instituição visitada por ela, graças ao sucesso em parcerias anteriores, como a campanha Maranhão contra a pedofilia, capitaneada pelo Ministério Público e que agregou diversos segmentos, alcançando ótimos resultados.

Luiz Gonzaga Coelho afirmou o seu total apoio ao desenvolvimento da campanha, lembrando de sua atuação nas Promotorias de Justiça de Defesa da Infância e Juventude. O procurador-geral de justiça lembrou que, em Bacabal, desenvolveu o projeto “Crack, a pedra da morte”, que incluiu uma série de atividades voltadas ao combate às drogas, focando na prevenção, repressão ao tráfico e tratamento dos dependentes químicos.

“Essa é uma causa que nos une. É uma questão muito séria, que merece a união de forças entre as diversas instituições, sejam elas públicas, privadas ou do terceiro setor. Somente com essa soma de esforços poderemos mudar a realidade da nossa juventude”, afirmou Luiz Gonzaga.

O chefe do Ministério Público também destacou a campanha “Quem escolhe seu caminho: você ou as drogas?”, que é realizada pela instituição há quatro anos. Idealizada pela promotora de justiça Cristiane Gomes Coelho Maia Lago, a campanha discute a temática das drogas e suas consequências com alunos das escolas da rede pública de ensino. Em Açailândia, a campanha é coordenada pela promotora de justiça Sandra Fagundes Garcia.

Ficou definido que a Procuradoria Geral de Justiça agendará uma reunião entre a comissão da Câmara e os promotores de justiça que atuam em áreas afins à questão do uso de drogas, bem como aqueles que desenvolvem projetos ou campanhas relacionados ao tema. O encontro deverá acontecer ainda em janeiro.

COMISSÃO

A Comissão externa sobre o consumo de drogas entre os jovens do Brasil foi instalada em 10 de novembro de 2016 e tem como objetivos avaliar a situação de consumo de drogas entre os jovens do país e propor medidas para o seu enfrentamento.

Entre os integrantes da comissão estão deputados dos 10 estados com os maiores índices de consumo de drogas entre os jovens no país, um dos quais é o Maranhão.

De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com estudantes concludentes do 9° ano em escolas públicas e privadas de todo o país, o percentual de jovens que usaram drogas ilícitas subiu de 7,3% para 9% entre 2012 e 2015. Já a taxa de garotos e garotas que já consumiram álcool subiu de 50,3% para 55,5% no mesmo período.

Redação e foto: Rodrigo Freitas (CCOM-MPMA)

Página Principal

Conteúdo

Notícias

Voltar ao topo

2020 – O Ministério Público no fortalecimento do controle social

Ministério Público do Estado do Maranhão © 2011 - É proibida a reprodução, alteração, distribuição e republicação de material contidos neste Portal, sem prévia autorização.