DSC 0035MPcultural 9DSC 0065DSC 0058DSC 0048DSC 0046Com uma programação que contou com palestra, lançamento de livro e de vídeo institucional e apresentação do coral Vozes do MP, foi lançado na tarde desta quarta-feira, 6, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, o projeto MP Cultural.

O procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, ao comentar a iniciativa, lembrou que a data do lançamento coincidiu com o dia em que São Luís completou 20 anos como patrimônio cultural da humanidade e acentuou que a medida encontra-se amparada na Política Nacional de Gestão de Pessoas estabelecida pela Recomendação nº 52 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). “É uma data oportuna para darmos início a mais uma atividade de promoção da ‘qualidade de vida no trabalho, nas suas dimensões biológica, psicológica, social, organizacional e espiritual, com aprimoramento permanente das condições, processos e instrumentos de trabalho’”.

Luiz Gonzaga Coelho anunciou que a antiga sede da PGJ, no centro, vai abrigar o futuro Centro Cultural e Administrativo da instituição, no qual funcionarão o Memorial do MP, a Galeria de Artes, a Escola Superior do MPMA, os Centros de Apoio Operacionais e algumas Promotorias de Justiça Especializadas. “Será uma forma de, a um só tempo, homenagearmos nossa capital e utilizarmos a cultura como instrumento de divulgação de nossas atividades institucionais em favor da sociedade”, destacou.

Na sequência, foi apresentado um vídeo institucional em que membros do MPMA aposentados relataram suas experiências nas diversas comarcas por onde atuaram durante o tempo em que serviram a instituição. A ideia é que os relatos sejam utilizados como fonte historiográfica para subsidiar o Programa Memória Institucional.

PALESTRA

O principal item da programação do lançamento do MP Cultural foi a palestra da psiquiatra carioca Ana Beatriz Barbosa Silva sobre a temática “Mentes ansiosas: o medo e a ansiedade nossos de cada dia”, mesmo título do livro da autora, que teve sessão de autógrafos em seguida ao evento.

Ao apresentá-la, a diretora da Escola Superior do MPMA, a promotora de justiça Ana Teresa Silva de Freitas, ressaltou a capacidade da palestrante em tratar com sensibilidade e olhar humano temas tão complexos.

Com diversas obras publicadas que abordam os transtornos mentais, entre os quais “Mentes Perigosas: o psicopata mora ao lado”, “Bullying: mentes perigosas nas escolas” e “Mentes inquietas - TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade”, Ana Beatriz Barbosa Silva é uma referência nacional no assunto. Além de atender pacientes em consultório, é frequentemente convidada para palestras, conferências, consultorias e entrevistas nos meios de comunicação.

Sobre a temática da palestra, a psiquiatra afirmou que todas as pessoas já passaram por situações de ansiedade, estresse e medo, o que seria, segundo ela, perfeitamente natural e também um mecanismo de defesa. “Quem não tem nada de ansiedade e medo deve ser um psicopata. Mas o problema é a exacerbação desses sentimentos, a ponto de se tornarem patologias”, alertou.

A autora enfocou algumas das diversas formas de transtorno da ansiedade, como: a ansiedade generalizada; ansiedade social (timidez patológica); o transtorno da fobia escolar ou ansiedade da separação; fobias específicas; estresse pós-traumático; transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).

Ao final, Ana Beatriz Barbosa Silva fez indicações para combater o transtorno de ansiedade. Além da aceitação e disciplina no tratamento e da busca do conhecimento sobre o problema, ela aponta como fatores importantes: alimentação saudável, boa digestão, atividade física, dormir bem, meditação, boa hidratação e o exercício da espiritualidade e fé.

ANIVERSARIANTES DO MÊS

O evento foi encerrado com uma homenagem aos membros e servidores do MPMA que fizeram aniversário no mês de novembro.

Redação: José Luís Diniz (CCOM-MPMA)
Fotos: Daucyana Castro (CCOM-MPMA)

Página Principal

Conteúdo

Notícias

Voltar ao topo

2017 - O Ministério Público e o cidadão no combate à corrupção

Ministério Público do Estado do Maranhão © 2011 - É proibida a reprodução, alteração, distribuição e republicação de material contidos neste Portal, sem prévia autorização.