cooperaçao AC 2Ampliar as ações de defesa do patrimônio público, por meio da atuação conjunta e do intercâmbio de conhecimentos, ferramentas e metodologias contra o crime organizado é o objetivo da parceria institucional firmada, nesta quinta-feira, 1º de outubro, entre o Ministério Público do Maranhão e do Acre.

O Termo de Cooperação Técnica foi firmado pelo procurador-geral de justiça do Maranhão, Eduardo Nicolau, pelo promotor de justiça e coordenador do Grupo de Atuação Especial no Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), Luiz Muniz Rocha Filho, em São Luís, e pela procuradora-geral de justiça do Acre, Kátia Rejane Rodrigues, em Rio Branco.

O acordo prevê, ainda, o compartilhamento e desenvolvimento de tecnologias que aprimorem a análise de dados, pesquisas e investigações. A cooperação tem vigência de 60 meses, podendo ser prorrogada.

A assinatura foi acompanhada pelos promotores de justiça do Gaeco do MPAC, Bernardo Albano e Marcela Ozório, assim como pelo diretor em exercício da Secretaria para Assuntos Institucionais (Secinst) do MPMA, Joaquim Ribeiro de Souza Júnior.

A realização dos trabalhos de combate ao crime organizado inclui auditoria, exame e instrução de processos, prevenção e combate à corrupção e às facções. Além disso, é previsto acesso a banco de dados de interesse comum, realização de cursos de formação, aperfeiçoamento profissional e intercâmbio de instrutores. 

“Esse intercâmbio é muito bom para o Ministério Público. Tudo que pudermos fazer para combater a corrupção e diminuir a pobreza e a desigualdade no nosso estado é positivo”, afirmou Nicolau.

A procuradora-geral de justiça do Acre destacou a satisfação em contribuir com o MPMA. “Essa união de forças leva o Ministério Público adiante para combater as irregularidades”, destacou Kátia Rodrigues.

Redação: CCOM-MPMA

Página Principal

Conteúdo

Notícias

Voltar ao topo

2020 – O Ministério Público no fortalecimento do controle social

Ministério Público do Estado do Maranhão © 2011 - É proibida a reprodução, alteração, distribuição e republicação de material contidos neste Portal, sem prévia autorização.