logo mpma horizontal topo

DSC 0063 DSC 0055DSC 0053DSC 0057 A exposição “Laboratório” está em cartaz no Espaço de Arte Márcia Sandes, na Procuradoria Geral de Justiça. Constituída de 15 telas, a mostra é de autoria do maranhense Víctor Rego.

O artista conta que, na produção do seu trabalho, adota a técnica acrílica sobre tela. Nas telas, estão presentes diversas peculiaridades da capital maranhense e locais como a Rua do Giz, os comerciantes da Praia Grande e a diversidade da natureza da Ilha como buritizais, bananais, além do bairro da Camboa com seu porto e palafitas. “Essa exposição reflete vários momentos de minha vida, com quadros recentes e antigos, remetendo a minha juventude. Em especial a tela “A bicicleta de Eremita Rego e a minha”, que retrata minha infância no interior do Piauí, onde uma tia me ensinou a andar de bicicleta”, relembra.

A bicicleta de Eremita Rego e a minha” é um dos trabalhos em forma de díptico, um conceito que apresenta dois quadros em um. O artista plástico explica que em específico, ele trabalha duas possibilidades, com a junção da bicicleta esportiva (a dele) e se houver a junção dos extremos dos dois quadros tem-se a visão da bicicleta da tia do artista.

Víctor Rego nasceu em São Luís, mas vivenciou parte de sua infância no Piauí. Foi ainda na adolescência que ele descobriu a habilidade de pintar. Autodidata, não tem formação em pintura, tampouco em artes plásticas. Surgiu daí o nome da exposição. “O títulonasceu desse processo de criação e aprimoramento da minha técnica, que eu considero um laboratório. Eu comecei cedo, sem compromisso, apenas pelo prazer de pintar. Estou aprendendo comigo mesmo, com o resultado do meu trabalho”, narra.

Há também, no trabalho de Víctor Rego, uma preocupação em trazer à tona a preservação do meio ambiente. Uma das telas, “Manguezal na Lagoa da Jansen”, mostra o descuido com a natureza, com as referências da poluição e do lixo. “Arte não é só beleza, é transmitir também uma mensagem, permitir que as pessoas façam esta leitura”, disse o artista.

Outras telas chamam atenção pela multiplicidade de cores, com cenários populares de São Luís, como a ponte do São Francisco, a rua do Giz, Praia Grande e as ruínas da matriz de Alcântara.

A mostra no Espaço de Artes Márcia Sandes estará aberta ao público até o dia 28 de abril.

SERVIÇO

Exposição "Laboratório" – de Víctor Rego

Período: até 28 de abril

Local: Espaço de Artes Márcia Sandes (Procuradoria Geral de Justiça – Calhau)

Aberta ao público

Redação e Fotos: Daucyana Castro (CCOM-MPMA)

 

 

Página Principal

Conteúdo

Notícias

Voltar ao topo

2017 - O Ministério Público e o cidadão no combate à corrupção

Ministério Público do Estado do Maranhão © 2011 - É proibida a reprodução, alteração, distribuição e republicação de material contidos neste Portal, sem prévia autorização.