• Aumentar fonte
  • Diminuir fonte
  • Fonte normal
  • Alto contraste
  • Facebook do MPMA

logo mpma horizontal topo

Lagoa do Mato O Ministério Público do Maranhão propôs, em 10 de abril, Ação Civil Pública, com pedido de liminar, contra o Município e a Câmara de Vereadores de Lagoa do Mato, solicitando a correta implantação, alimentação e gerenciamento dos Portais da Transparência, no prazo de 50 dias, conforme as disposições da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei de Acesso à Informação.

Formulou a manifestação o promotor de justiça Carlos Allan da Costa Siqueira, da Comarca de Passagem Franca, da qual Lagoa do Mato é termo judiciário.

Em caso de descumprimento, foi proposto o pagamento de multa diária no valor de R$ 2 mil.

A Promotoria de Justiça da Comarca de Passagem Franca instaurou inquérito civil para apurar possíveis irregularidades nos Portais da Transparência da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Lagoa do Mato.

No curso do procedimento, expediu Recomendações para a efetiva implantação dos referidos sites eletrônicos. O Legislativo e o Executivo municipais informaram que os Portais da Transparência já estavam em funcionamento.

Após avaliação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), solicitada pelo MPMA, foi constatado que a Prefeitura e a Câmara de Lagoa do Mato não estão alimentado adequadamente os sites, deixando de fornecer informações financeiro-orçamentárias exigidas pela legislação e dificultando o controle de atos e decisões administrativas do Poder Público pela sociedade e pelos órgãos de controle. “O que se evidencia no caso em questão é a patente e maléfica falta de transparência e a transgressão reiterada e dolosa ao princípio constitucional da publicidade, impossibilitando o controle do dinheiro público, bem como facilitando a prática de outras irregularidades”, completou o promotor de justiça.

Redação: Eduardo Júlio (CCOM-MMA)

 

Página Principal

Conteúdo

Notícias

Voltar ao topo

2017 - O Ministério Público e o cidadão no combate à corrupção

Ministério Público do Estado do Maranhão © 2011 - É proibida a reprodução, alteração, distribuição e republicação de material contidos neste Portal, sem prévia autorização.