Logo CentroO Centro Cultural do Ministério Público do Maranhão, localizado na rua Oswaldo Cruz, no Centro de São Luís, inicia oficialmente as suas atividades para o ano de 2019, com uma vasta programação no mês de fevereiro.

A abertura da programação será na terça-feira, 5, às 9h, com a exposição “Imaterialidade”, composta de imagens, instrumentos musicais e objetos do Mestre Patinho, que estará em cartaz na galeria Ilzé Cordeiro. Referência na capoeira do Maranhão, o artista faleceu em 2017, aos 64 anos.

O lançamento da exposição contará com apresentação de caixeiras do divino, tambor de crioula e roda de capoeira. Também serão exibidos os documentários “Divino Pato” e “Mestre Maestro”, que abordam a trajetória de Patinho. Aberta ao públio, a mostra “Imaterialidade” ficará em cartaz até o dia 15 de fevereiro.

FAKE NEWS

Na quarta-feira, 6, às 16h, estreia a série Diálogos Republicanos, com a discussão do tema “Direito à informação, pós-verdade e fake news”. O assunto será debatido pelos convidados Alessandro Brandão (promotor de justiça e idealizador da campanha “Nas redes sociais, diga o que pensa... sem ofensa”); Leonardo Ruivo (professor da UEMA e da UFMA, mestre e doutor em Filosofia pela PUC do Rio Grande do Sul); e Ed Wilson Araújo (professor da UFMA, doutor em Comunicação pela PUC do Rio Grande do Sul).

O programa Diálogos Republicanos é um ciclo de debates, promovido uma vez por mês, com o objetivo de marcar os 130 anos de Proclamação da Republica, com a discussão de temas da atualidade.

TOTALITARISMO

O primeiro encontro do projeto ESMP Literária será realizado na sexta-feira, 8, às 16h, com a palestra “O avanço do totalitarismo: uma leitura a partir de 1984, de George Orwell”, do professor Agostinho Ramalho (psicanalista e professor, mestre em Direito pela PUC do Rio). O convidado abordará o referido romance do escritor britânico, que é um dos mais influentes do século XX, tendo sido lançado em 1949.

TERAPIA

No dia 12, terça-feira, às 9h, será promovida a Terapia Comunitária Integrativa, a ser conduzida pela assistente social Aládia Maia. A atividade é promovida pelo gabinete de mediação comunitária do MPMA e consiste em um instrumento para a construção de redes sociais solidárias, promoção da vida, mobilização de recursos etc.

Em seguida, no dia 13, quarta-feira, às 14h, será oferecida uma oficina temática de fotografia. O assunto a ser abordado é o Meio Ambiente. Os facilitadores serão o promotor de justiça Luís Fernando Barreto (presidente da Associação dos Membros do Ministério Público do Meio Ambiente - Abrampa) e o jornalista do MPMA, Eduardo Júlio. A atividade será dirigida a 30 alunos do Colégio Liceu Maranhense.

Na sexta-feira, 15, às 15h, o público infantil será agraciado com a apresentação de contação de histórias, baseadas no livro “O valor de cada um”, da escritora Márcia Montenegro. A própria autora conduzirá a atividade.

No mesmo dia, às 17h, a escritora vai autografar e conversar sobre o livro “O valor de cada um”, com a participação do jornalista Zema Ribeiro.

Leia aqui o boletim informativo do CCMP.

Redação: CCOM-MPMA

Página Principal

Conteúdo

Notícias

Voltar ao topo

2020 – O Ministério Público no fortalecimento do controle social

Ministério Público do Estado do Maranhão © 2011 - É proibida a reprodução, alteração, distribuição e republicação de material contidos neste Portal, sem prévia autorização.