Evento no Centro Cultural fez parte da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher

DSC 0762DSC 0738DSC 0786O “Namoro Legal” foi o tema de roda de conversa realizada na manhã desta sexta-feira, 6, no auditório do Centro Cultural do Ministério Público do Maranhão. Promovida pela 2ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Mulher, a palestra teve o objetivo de discutir a violência de gênero e a masculinidade tóxica. O público foi composto por alunos do ensino fundamental da escola Alberto Pinheiro e participantes do programa Jovem Aprendiz.

Na abertura, a subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Administrativos, Mariléa Campos dos Santos Costa, saudou todos os presentes e ressaltou a importância de falar sobre o tema na infância. “É muito bom ver esse auditório lotado com essa juventude, que é a esperança de um estado e sociedade melhores”, afirmou.

A promotora de justiça Selma Regina Souza Martins comentou sobre as atitudes que perpetuam o machismo e violência contra a mulher, ressaltando a importância de combatê-las desde a infância. “É lógico que criança não namora, mas podemos falar sobre gênero para elas. Temos que desmitificar que existe profissão de menino e de menina, por exemplo”, disse.

A psicóloga Denyse Campos destacou que intervir nessa fase da vida das crianças é importante para desconstruir atitudes que podem resultar em relacionamentos abusivos. Segundo a palestrante, “trabalhar com criança sobre papéis de gênero é extremamente relevante para combater o machismo, a violência e outros esteriótipos que são atribuídos desde a infância”.

Selma Martins disse que a campanha “Namoro Legal” será realizada em outras escolas públicas, sempre no formato de rodas de conversa. “Assim a gente vai tentando melhorar a nossa sociedade, por meio de um processo educativo e preventivo para que mulheres não morram mais devido à violência doméstica”, concluiu.

DIA DA MULHER

Hoje, na Procuradoria Geral de Justiça, as mulheres receberam brindes quando chegaram ao prédio. A iniciativa também fez parte da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, que é comemorado no dia 8 de março.

No domingo, 8, será realizada a 9ª edição da corrida Rosa Shok. Organizada anualmente pela EuCorro Eventos Esportivos, a corrida faz parte da campanha permanente do MPMA “Maria da Penha em Ação”, que tem foco no combate à violência contra a mulher. Parte do valor arrecadado com as inscrições será doado à SAEEM – Setor de Atividades Especiais Espaço Mulher – Socorrão II, que atende mulheres vítimas de violência desde 2013.

Redação: CCOM-MPMA

Página Principal

Conteúdo

Notícias

Voltar ao topo

2020 – O Ministério Público no fortalecimento do controle social

Ministério Público do Estado do Maranhão © 2011 - É proibida a reprodução, alteração, distribuição e republicação de material contidos neste Portal, sem prévia autorização.