Memorial

“A memória guardará o que valer a pena. A memória sabe de mim mais que eu; e ela não perde o que merece ser salvo.”       (Eduardo Galeano (2005), em Dias e Noites de Amor e Guerra)

 

DSC_0622

MEMORIAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO MARANHÃO

Inaugurado no ano de 2004, o Memorial foi instalado no Dia Nacional do Ministério Público, 14 de Dezembro, data em que, para marcar o evento, lançou-se o caderno intitulado MP Memória, edição comemorativa da apresentação do Programa Memória. A ocasião serviu também para marcar a inserção, no portal da PGJ/MA na internet, da página do Programa Memória, exibindo todo o conteúdo da primeira publicação, o livro Marcos Legais, de 2003. O Memorial integra o Programa Memória Institucional do Ministério Público do Maranhão, funcionando como principal vitrine do programa.

O Memorial MPMA é um espaço físico cujo acervo resgata a história dos membros e das ações do Ministério Público do Maranhão. Nele pode-se encontrar peças como: objetos, publicações e fotografias que contam parte da história do Ministério Publico Estadual; documentos históricos como os autos do Processo-crime da Baronesa do Grajaú (1876-1877); uma réplica do gabinete do procurador-geral do Estado, em 1935; e as vestes talares dos seus membros, Procuradores e Promotores de Justiça.

Parte do acervo destaca a figura do patrono do Ministério Público do Maranhão, o promotor Celso da Cunha Magalhães, que se notabilizou no famoso Processo-crime da Baronesa do Grajaú, nos anos de 1876 e 1877, pela acusação contra a Sra. Anna Rosa Vianna Ribeiro, Baronesa do Grajaú, que matara o menino Inocêncio, escravinho de sua propriedade.

A primeira sede do Memorial estava localizada à Rua do Giz, Centro Histórico de São Luís. No dia 09 de agosto de 2013, foi reinaugurado em nova sede localizada na Rua Newton Prado (Montanha Russa) nº 53 – Centro. Novamente com maior capacidade de acervo, dia 14 de dezembro de 2018 foi reinaugurado no prédio do Centro Cultural e Administrativo do MPMA com mais uma sala de multimídia. O Memorial está aberto ao público e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sendo possível, inclusive, o agendamento para visitas guiadas.

Memorial do Ministério Público do Estado do  Maranhão

Endereço: Rua Osvaldo Cruz, 1396 – CENTRO CEP- 65020-910

Fone: (98) 3219-1950

Email: memorial@mpma.mp.br

Horário de Visitação: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h