https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

MPMA tem duas novas procuradoras de Justiça

Publicado em 26/09/2008 12:39 - Última atualização em 03/02/2022 16:57

FotoServlet
FotoServlet
FotoServlet
FotoServlet

O Conselho Superior do Ministério Público reuniu-se, em sessão ordinária, na manhã desta sexta-feira (dia 26), na sala de reunião do Colégio de Procuradores, sob a presidência da procuradora-geral de Justiça, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, oportunidade em que o MP ganhou duas novas procuradoras de Justiça.

Embora na pauta da sessão constassem vários processos a serem julgados, pelo adiantado da hora, foi dado prioridade à votação ao cargo de procurador de Justiça, sob o critério de merecimento, para a 2ª Procuradoria de Justiça Cível (2ª Instância).

Entre dez candidatos inscritos, os promotores de Justiça mais votados no 1º escrutínio foram Maria Luiza Ribeiro Martins (6 votos), e Carlos Jorge Avelar Silva (5 votos); no 2º escrutínio foram escolhidos Mariléa Campos dos Santos Costa e Sandra Lucia Mendes Alves Elouf (ambas com 6 votos), e ainda o promotor de Justiça, Orfileno Bezerra Neto, que foi o 3º colocado com 5 votos.

Dessa maneira, a lista tríplice final foi composta pelos nomes de Maria Luiza Ribeiro Martins, Mariléa Campos dos Santos Costa e Sandra Lucia Mendes Alves Elouf. Das três finalistas, a primeira foi a promovida, por integrar a lista pela 3ª vez consecutiva.

Na segunda escolha para o cargo de procurador de Justiça para a 3ª Procuradoria de Justiça Cível (2ª Instância), pelo critério de antiguidade, venceu a promotora de Justiça Themis Maria Pacheco de Carvalho por ser a 1ª da lista de antiguidade.

As promovidas
Maria Luiza Ribeiro Martins, promotora de Justiça, da 18ª Promotoria de Justiça Criminal de São Luís, está há 18 anos no Ministério Público. Atuou nas Comarcas de Parnarama, Barão de Grajaú, São João dos Patos, Passagem Franca, Timon, Imperatriz e Itapecuru-Mirim. Em São Luís, chegou em 1994, tendo exercido suas funções tanto em Promotorias de Justiça Criminais como Cíveis. De abril de 2007 a agosto deste ano trabalhou como Promotora de Justiça-Corregedora, junto à Corregedoria Geral do MP.

Themis Maria Pacheco de Carvalho é promotora de Justiça há 21 anos. Atuou nas comarcas de Barão de Grajaú, Alcântara, Presidente Dutra e Codó. Em São Luís, atuou na 7ª Promotoria Criminal e na 2ª Promotoria de Investigação Criminal. Exerceu ainda o cargo de assessora especial da Procuradoria Geral de Justiça. Ela é doutoranda pela Universidade Pablo de Olavide, em Sevilha, Espanha.

Posse das duas novas procuradoras de Justiça
Na solenidade de posse, a procuradora-geral de Justiça, Fátima Travassos, parabenizou as novas procuradoras por terem chegado à segunda instância do MP. “Passamos por momentos de dificuldades, sobretudo financeiras, mas esperamos contar com a colaboração e o esforço de todos os membros para continuarmos cumprindo bem nossa missão de atender as demandas da sociedade e promover a cidadania.”

Emocionada, a nova procuradora de Justiça Maria Luíza, depois de reportar-se à sua infância, passada dentro de um cartório, ao lado da mãe que era escrivã, declarou: “Chego com muita alegria ao cargo de procuradora e dedico esta vitória aos meus pais, que me incentivaram o gosto pelo Direito. Reafirmo o meu compromisso com a instituição e com a promoção da justiça”.

Com lágrimas nos olhos, Themis Pacheco lembrou do pai, já falecido, que também a incentivou a ingressar na carreira que ele exerceu por muitos anos. “Tenho a preocupação em contribuir da melhor forma possível com o MP e espero contar com a colaboração de todos para bem desempenhar o novo cargo”.

Redação: Coordenação de Comunicação (CCOM-MPMA)