https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

Operação Manzuá interdita bar e centro comercial em São Luís

Publicado em 26/03/2009 14:38 - Última atualização em 03/02/2022 16:54

O bar e restaurante Choupana, localizado na Av. Daniel de La Touche (Parque Shalom), e o Center Vinhais, situado nas proximidades da Praça do Viva, no Vinhais, foram lacrados e notificados pelo Corpo de Bombeiros nesta quinta-feira, por volta do meio-dia, durante mais uma etapa da Operação Manzuá realizada com o Ministério Público do Maranhão.

Os estabelecimentos apresentaram graves problemas estruturais e de segurança. O Choupana e o Center Vinhais somente voltarão a funcionar quando solucionarem as irregularidades e estiverem adequados às normas previstas no Código de Segurança contra incêndio e pane.

Durante a fiscalização, foi constatado que o bar, restaurante e lava-jato Choupana não tem certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros e desrespeita diversas normas de segurança. No estabelecimento, a churrasqueira está situada muito próxima da cobertura de palha e a fiação elétrica foi colocada de forma inadequada, o que oferece risco iminente de incêndio. O bar também não possui saída de emergência, mas promove shows de música nos finais de semana.

No Center Vinhais foram encontradas diversas irregularidades estruturais como rachaduras e infiltrações. O local igualmente não possui um sistema adequado contra incêndio.

Se voltarem a funcionar de forma inadequada, desacatando as determinações do Corpo de Bombeiros, o Ministério Público poderá solicitar a prisão dos proprietários dos estabelecimentos por crime de desobediência. O dono do bar Choupana também poderá ser autuado por crime ambiental, caso volte a realizar shows no espaço, nos finais de semana.

Do MPMA, acompanharam a fiscalização os promotores de Justiça Cláudio Alberto Gabriel Guimarães, Luís Fernando Barreto e José Cláudio Cabral Marques.

Redação: Eduardo Júlio (CCOM –MPMA)