Três painéis inéditos criados com material reciclado, principalmente restos de peças de computador, formam parte da exposição “A Arte da Guerra”, do artista plástico Fábio Vidotti, em cartaz até o fim do mês, no Espaço de Arte Márcia Sandes, na Procuradoria Geral de Justiça (Rua Oswaldo Cruz – Centro).
A mostra – cujo título remete ao célebre tratado militar do general chinês Sun Tzu (544 – 496 A.C.) – reúne, além dos painéis, cinco das famosas telas do artista, que retratam de forma colorida paisagens dos bairros populares de São Luís, e 13 esculturas da série “Guerreiros”, remanescentes de outras exposições. Na manhã de segunda-feira, 13, o artista vai pintar “ao vivo” duas telas de 1,40m x 1,50m, no local.
Esta é a sexta exposição do artista, realizada em 2010, reunindo obras variadas de séries que ele produziu anteriormente. “Nesta mostra, refiro-me principalmente a guerras que travamos no cotidiano, porque o homem comum enfrenta batalhas todos os dias. Portanto, meus guerreiros lutam pela sobrevivência”, completou o mineiro Vidotti, radicado em São Luís desde os anos 80.
Entre as telas da mostra, está “Vida de Pescadores”, a última pintada com os dedos pelo artista. As demais foram feitas com espátula e pincel. No conjunto de esculturas, há “Guerreiras Africanas”, protótipo de um trabalho maior idealizado para ornamentar uma avenida de São luís.
DEVASTAÇÃO
Intitulada “Evolução e Tecnologia”, a série de painéis, destaque da mostra, é feita em técnica mista, com a utilização de madeira, material de informática e tipos diferentes de tinta. A ideia foi, de fato, representar a destruição causada pelas guerras, mais precisamente vistas aéreas de cidades modernas destruídas por bombardeios. Uma delas, por exemplo, poderia ser um ícone de Bagdá, severamente bombardeada pela aviação estadunidense, no ano de 2003, ou a Londres da década de 40, do século XX, quando foi varrida pela força aérea nazista.
“Este ano vou investir nesta técnica”, prometeu Vidotti.
Todos os trabalhos de “A Arte da Guerra” estão à venda. Os preços variam de R$ 1 mil a R$ 3 mil.