A honraria “Palmas Universitárias” foi concedida a 44 personalidades maranhenses pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no dia 21, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. Entre o agraciados, o promotor de Justiça Paulo Roberto Barbosa Ramos, diretor das Promotorias da Capital e que atualmente está na na Espanha, cumprindo compromissos na Faculdade de Direito da Universidade de Granada.
Na solenidade, ele foi representado por sua mãe, Marlene Barbosa Ramos. A honraria é entregue em
reconhecimento ao trabalho desenvolvido por técnicos administrativos, docentes e personalidades que se destacaram no campo de suas atividades profissionais.
A solenidade integrou a programação de comemoração pelos 44 anos da UFMA. A honraria Palmas Universitárias tem o objetivo de premiar o desempenho profissional de pessoas que se destacam na comunidade acadêmia e contribuem para o fortalecimento da instituição.
Perfil
O promotor de Justiça Paulo Roberto Barbosa Ramos é doutor em Direito e atualmente realiza pós-doutorado. É professor do Departamento de Direito e promotor de Justiça. Dedica-se ao núcleo de estudos de Direito constitucional e é pesquisador colaborador do programa de Educação Tutorial em Direito.
É membro do colegiado do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas; do colegiado do Programa de pós-graduação em saúde e ambiente. Foi consultor ad hoc do PIBIC UFMA, vice-presidente e presidente do Conselho Nacional dos Direitos dos idosos da Secretaria Especial dos Direitos Humanos.