
Por iniciativa do Ministério Público do Maranhão, acontece nos dias 1º e 2º de março a I Semana da Mulher do Município de Paulo Ramos. A iniciativa conta com o apoio da prefeitura do município e de diversos profissionais da cidade. O evento acontecerá na Igreja Batista de Paulo Ramos.
A programação terá início com uma audiência pública sobre violência doméstica. De acordo com a promotora Isabelle de Carvalho Fernandes Saraiva, titular da Promotoria de Justiça de Paulo Ramos, o tema foi escolhido por ser uma questão muito presente no município. “Queremos discutir o problema para tentar mudar a cultura do silêncio, do medo de denunciar, precisamos construir uma mudança de pensamento”, afirmou a promotora.
O segundo dia de evento será iniciado por um “momento da beleza”, no qual as mulheres passarão por uma série de tratamentos estéticos promovidos por profissionais do município e farão fotos com o novo visual, levando-as como lembrança. Acontecerão, também, duas palestras. A primeira tratará do tema “Saúde da mulher” e será proferida pelos médicos Tancledo Lima Araújo (que também é prefeito de Paulo Ramos) e Ana Virgínia Costa de Araújo.
O segundo tema abordado será o planejamento familiar, que vai ser apresentado pela assistente social Elodir Santana Lisboa. Também estão previstos na programação apresentações culturais e sorteio de brindes, além de uma confraternização de encerramento.
SÃO LUÍS – Na capital, o Ministério Público também realizará um evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, por meio da Escola Superior do Ministério Público. No dia 3 de março será lançada a campanha “Mulheres: progresso e cidadania. Avanços conquistados”.
O projeto será lançado no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (Rua Oswaldo Cruz, 1396 – Centro), às 9h. Na ocasião, haverá um debate envolvendo mulheres que tem se destacado na prática de ações afirmativas de igualdade de gênero.
As participantes serão a secretária de Estado da Mulher, Catharina Bacelar, a coordenadora municipal da mulher de São Luís, Sandra torres, a professora Lourdes Leitão, da Universidade Federal do Maranhão, e a diretora do Viva Mulher na capital, Crisalis Fonseca. Os trabalhos serão presididos pela procuradora-geral de Justiça, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro.