https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

Audiência pública discute construção de shopping center em Timon

Publicado em 24/03/2011 13:53 - Última atualização em 03/02/2022 16:38

FotoServlet
FotoServlet

A discussão sobre o projeto de construção de um shopping popular em Timon pelo grupo empresarial Meio Norte foi tema de uma audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira, 24, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça. Organizado pelo Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente e 2ª Promotoria de Justiça de Timon, o evento contou com a participação dos deputados estaduais Luciano Leitoa (PSB) e Edilázio Júnior (PV), de representantes da Câmara de Vereadores, da Prefeitura de Timon e da empresa.

O principal ponto da discussão foi a localização do empreendimento, que fica dentro da área da Estação Ecológica da Lagoa do Sambico, bem como os impactos ambientais que podem ser ocasionados.

O promotor de justiça Fernando Barreto, coordenador do Caop do Meio Ambiente, defendeu a ideia de alteração da unidade de conservação da Lagoa do Sambico para Parque Natural Municipal. “Permitiria uma maior integração da população, uma vez que um dos seus objetivos é o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico”, argumentou.

Para efetivar a alteração da unidade de conservação, a Prefeitura de Timon terá que enviar projeto de lei para a Câmara de Vereadores, que tem legitimidade para apreciá-lo.

Barreto propôs ainda que a Prefeitura de Timon realize um estudo para avaliar os impactos que podem ser gerados com a construção do shopping na área da Lagoa de Sambico.

Idealizador da audiência, o promotor de Justiça Antonio Borges, da 2ª Promotoria de Justiça de Timon, esclareceu que a iniciativa teve o objetivo de debater a viabilidade jurídica e ambiental do projeto, sobre o qual foi consultado no final de novembro pelo grupo Meio Norte.

Ao final da reunião, o membro do Ministério Público de Timon disse que todas as etapas da instalação do shopping center contarão com a participação da sociedade, por meio de audiências públicas.

Redação: José Luís Diniz (CCOM-MPMA)