
Nos dias 03 e 04 de maio, no Hotel Luzeiros (Ponta do Farol), o Ministério Público maranhense dará um importante passo na construção de um futuro melhor. Trata-se da primeira reunião de alinhamento estratégico que deverá contar com aproximadamente 400 participantes entre membros e servidores do MPMA(veja programação).
Durante a reunião, os participantes deverão debater suas visões sobre o órgão com o objetivo de elaborar o Modelo de Gestão Estratégica, contendo as prioridades da instituição. Para este trabalho de construção do Planejamento Estratégico serão criadas duas frentes: a Comissão de Apoio, formada por membros e servidores, e o Comitê de Gestão, formado unicamente por membros.
As atividades serão conduzidas por um grupo de facilitadores que terão o papel de orientar as equipes para que as tarefas propostas sejam concluídas pelos grupos de trabalho, possibilitando que cada um, traga à tona suas idéias e contribuições.
De acordo com a Promotora de Justiça Theresa Maria Muniz de La Iglésia, integrante do Comitê Gestor do Planejamento Estratégico, será usada uma metodologia participativa denominada Future Search, utilizada em grandes organizações, com a particularidade de permitir reunir grupos numerosos de pessoas e deles obter consenso para construir um futuro comum. Ainda segundo a Promotora, este método propicia a oportunidade para que todos os participantes falem e sejam ouvidos.
Durante o encontro, os trabalhos seguirão uma sequência, que é iniciada com uma abordagem histórica, na qual se resgata pontos importantes e valores do MPMA. Em seguida serão analisados pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças; depois se produz um mapa de contexto buscando balizar o conhecimento dos principais desafios enfrentados no presente, como fatores econômicos, políticos, tecnológicos e, por fim, a visão de futuro, ou seja, o rumo que o MPMA deve tomar.
AUDIÊNCIAS
A finalidade de todo esse esforço é construir nos próximos 5 anos, por meio de um planejamento estratégico, um Ministério Público resolutivo e mais próximo do cidadão. No entanto, para o êxito desse trabalho, não basta apenas ouvir os membros e servidores, se faz necessário conhecer as demandas da sociedade. Para isso, vão ser realizadas cinco audiências públicas, sendo uma na capital e quatro no interior do Estado.
Para tanto, há a necessidade de mobilizar a sociedade civil para essas audiências, nas quais será possível identificar as prioridades estratégicas do MP, por meio das reivindicações da população. Segundo a procuradora-geral de Justiça Fátima Travassos, a participação popular será o ponto alto dos trabalhos de construção da nova estratégia de ação, porque dessa forma o Ministério Público estará efetivamente mais próximo do cidadão.
Confira abaixo programação:
AGENDA DO WORKSHOP DE ALINHAMENTO ESTRATÉGICO – GESTÃO ESTRATÉGICA MPMA 2016
03 de Maio
09h – Recepção e abertura
10h – Abertura dos trabalhos – Drª Fátima Travassos – Procuradora-Geral de Justiça do Estado do Maranhão
10:30h – Apresentação do Projeto BSC – Gestão Estratégica MPMA – Roberto Campos de Lima – 3GEN Gestão Estratégica
11h30 – Palestra – “A gestão estratégica no Ministério Público” – Dr. Eduardo Abdom Moura
12h30 – Intervalo
14h – Visão geral do Workshop e informações aos participantes
14h45 – FOCO NO PASSADO: História, Grandes marcos e Valores do Ministério Público do Estado do Maranhão
15h15 – FOCO NO PASSADO: Consolidação da história, Grandes marcos e Valores do Ministério Público do Estado do Maranhão
16h – Intervalo
16h45 – FOCO NO PRESENTE: Pontos Fortes, Fracos, Oportunidades e Ameaças
17h – Coquetel e Exposição de Arte “Maranhão em tela”
04 de Maio
8h30 – Recepção
9h – FOCO NO PRESENTE: Pontos Fortes, Fracos, Oportunidades e Ameaças (devolutiva)
10h30 – Intervalo
10h45 – FOCO NO FUTURO – O futuro do MPMA até 2016 – Manchete do Futuro
12h – Intervalo
13h30 – FOCO NO FUTURO – O futuro do MPMA até 2016 – Visão e diretrizes
15h30 – Intervalo
15h45 – FOCO NO FUTURO – O futuro do MPMA até 2016 – Visão e diretrizes (devolutiva)
17h15- Próximos passos e encerramento do evento