
Os quatro novos promotores de Justiça conheceram, na manhã desta segunda-feira (30), o trabalho da Promotoria Itinerante. A visita faz parte do Curso de Preparação e Aperfeiçoamento Destinado ao Ingresso e Vitaliciamento na Carreira do Ministério Público. Os membros conheceram a unidade móvel, instalada há um mês na Vila Esperança. O curso de formação começou no dia 24 de maio e será encerrado no dia 10 de junho.
Com o objetivo de solucionar as demandas sociais e encaminhar os principais problemas comunitários às autoridades competentes, a 22ª Promotoria Itinerante de São Luís atende a população das comunidades onde atua, de segunda a quinta-feira, das 8 às 12h.
De acordo com o promotor de Justiça Vicente de Paulo Silva Martins, questões referentes à segurança pública, saneamento básico, pavimentação de ruas, educação e saúde são as mais demandadas pela comunidade. “A Promotoria Itinerante trabalha como mediadora no encaminhamento das demandas da população aos gestores públicos. Essa atuação tem garantido a resolução dos problemas enfrentados pelas comunidades por onde passa”, explica.
No encontro com os novos membros do MPMA, Vicente Martins falou, ainda, sobre a carência de informação nas comunidades. “Alguns sabem que têm determinado direito, mas não sabem onde buscá-lo. Outros, sequer sabem dos seus direitos. Atuamos nas duas situações, orientando a comunidade”.
“A preocupação do MP em fazer uma aproximação com a sociedade fica evidente aqui. É uma nova frente da Instituição”, avalia o promotor de Justiça Cláudio Borges dos Santos. A opinião é compartilhada pelo promotor Weskley Pereira de Moraes. “A virtude dessa iniciativa é atingir a sociedade e difundir o trabalho do Ministério Público”.
Outra vantagem apontada é a possibilidade de resolver questões antes do ajuizamento de ações. “O Ministério Público vê o problema da comunidade de perto e resolve de forma extrajudicial. É um avanço.”, destaca o promotor de Justiça Francisco de Assis da Silva Júnior.
Histórico – Criada em julho de 1998, a Promotoria Comunitária Itinerante já percorreu os bairros do Anjo da Guarda, Vila Embratel, Jardim América, Ilhinha, Vicente Fialho, Jardim São Cristóvão, Bequimão, Pão de Açúcar, Recanto dos Pássaros, João de Deus, Coroadinho, Angelim e Vila Nova. Cada comunidade é atendida por 3 meses pela equipe do Ministério Público.