

Na manhã desta segunda-feira, 01, o consultor do Prêmio Innovare, Adenauer Luis Castelo Branco R. Filho, acompanhado pela procuradora-geral de Justiça Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro e do promotor de Justiça Vicente de Paulo Martins, visitou no bairro Vila Esperança, a Promotoria Itinerante. O objetivo da visita foi avaliar as práticas da promotoria e os benefícios proporcionados à comunidade. A Itinerante concorre ao Prêmio Innovare, edição 2011.
O Innovare tem como finalidade premiar práticas inovadoras realizadas por magistrados, membros do Ministério Público estadual e federal, defensores públicos e advogados públicos e privados de todo Brasil, que promovam a melhoria da qualidade da prestação jurisdicional e contribuam com a modernização da Justiça Brasileira.
A 8ª edição do prêmio tem como tema “Justiça e Inclusão Social e Combate ao Crime Organizado”. A premiação dos vencedores acontecerá em dezembro. A promotoria Itinerante concorre no item Inclusão Social.
Para a procuradora-geral de Justiça Fátima Travassos, este é um momento impar. É a oportunidade para se colocar ao Innovare a importância social desta promotoria que oferece uma prática inovadora para o Brasil. Segundo ela, esta é uma atividade de atuação eficiente que leva o Ministério Público para próximo do cidadão, buscando resolutividade dos problemas.
O consultor do prêmio Innovare, Adenauer Luis, que veio conhecer “in loco”, as práticas realizadas pela promotoria Itinerante, considerou, a princípio, a atividade da Itinerante ótima, por disponibilizar seus serviços a mais de 80 mil pessoas que moram na Vila Esperança e nas 12 comunidades adjacentes. “Realmente a promotoria Itinerante promove a inclusão social que é um dos objetivos maior do prêmio. Fiquei muito satisfeito com a estrutura de atendimento e extremamente positivo com a prática”, adiantou o consultor.
O titular da Promotoria de Justiça Especializada Itinerante, Vicente de Paulo Silva Martins, durante a visita do consultor, reforçou o papel da promotoria como instrumento de inclusão social. De acordo com ele, a itinerante atua na comunidade como mediadora dos conflitos coletivos e individuais, além de realizar consultas orientando os cidadãos sobre seus direitos. “Atuamos na comunidade de forma pacificadora. A nossa prática, não é só uma prática de inclusão social é também de imersão social na comunidade”, frisou.
A Vila Esperança, onde atualmente a promotoria Itinerante está instalada, é um bairro com cerca de 2.300 família segundo dados da Secretaria de Saúde do Município – Semus.