
O artista plástico maranhense Valdemar Barros, 35, traduziu o colorido e a luminosidade de São Luís em telas de cunho abstrato, na exposição “Cidade, Cores e Luzes”, que está em cartaz no Espaço de Arte Márcia Sandes, no hall de entrada da Procuradoria Geral de Justiça (Rua Oswaldo Cruz – Centro). A mostra é aberta ao público e fica em cartaz até o dia 3 de maio.
Ao todo, são 14 painéis elaborados com tinta acrílica, que exploram contrastes de pigmentação. “Há quem pense que a arte abstrata nasce unicamente da intuição ou do instinto, mas é preciso conhecer bem as cores para realizar a combinação delas”, disse o artista, que desde os 18 anos trabalha com artes plásticas.
Valdemar acrescenta que costuma contemplar o Centro Histórico de São Luís em diversos momentos e foi dessa experiência que nasceu a exposição. Portanto, o artista inseriu nas telas uma observação subjetiva dessa leitura. “Passo a maior parte do tempo naquelas imediações. As luzes do Centro à noite, principalmente após a chuva, são belas e interessantes e foi nisso que me inspirei, transformando em arte esta observação”, completou.
O artista explica que não trabalha somente com o conceito abstrato. “Este é o meu estilo próprio. Mas trabalho também com correntes artísticas figurativas, como o hiper-realismo, incluindo floral, natureza-morta, marinhas, casario etc.
Esta é a 2ª vez que Valdemar Barros, que é professor de arte do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, expõe no Espaço de Arte Márcia Sandes. Os valores dos painéis variam de R$ 1.200 a R$ 1.400.
Sobre a exposição, o escritor Ivan Sarney afirmou: “As formas para os abstracionistas estão nos olhos e na alma de quem observa suas obras. Portanto, é possível ver pessoas, ruas, automóveis, árvores, pássaros, sol, lua, nuvens e orvalhos, nas cores e nas luzes das cidades, que podemos sentir nas telas”.
SERVIÇO
Exposição “Cidade, Cores e Luzes”, de Valdemar Barros
Local: Espaço de Arte Márcia Sandes (Procuradoria Geral de Justiça – Rua Oswaldo Cruz – Centro)
Horário: 8h às 15h
Aberto ao público
Contatos: Valdemar Barros: 88862818
Redação e fotos: Eduardo Júlio (CCOM-MPMA)