
Palestra debateu Lei Maria da Penha e violência doméstica

Foram apresentados dados da violência contra a mulher no Brasil e em Timon
Em reunião com diretores, supervisores e coordenadores das escolas da rede municipal de ensino de Timon, o titular da 3ª Promotoria Criminal da comarca, Fernando Evelim de Miranda Meneses, proferiu palestra, no último dia 13, acerca da Lei Maria Penha e outros aspectos da violência doméstica.
O evento, ocorrido, no Auditório Wall Ferraz, faz parte da primeira etapa da campanha “Maria da Penha em Ação: prevenção da violência doméstica nas instituições de ensino” no município. O objetivo é capacitar os gestores da rede municipal de ensino na divulgação, orientação e organização das atividades relativas à campanha idealizada pelo Ministério Público, que conta com a parceria das Secretarias Municipais de Educação e de Defesa dos Direitos da Mulher.
Numa segunda etapa, as atividades deverão acontecer, junto aos professores e estudantes, com a realização de palestras, concursos de desenho e de produção textual sobre a temática da violência doméstica, a exemplo do que já vem acontecendo em outros municípios do Maranhão.
Durante a reunião, o promotor de justiça apresentou os dados sobre a violência contra a mulher em todo o país e em Timon, tratando das principais implicações da Lei Maria da Penha. Ele apresentou os vídeos institucionais da referida campanha, disponíveis gratuitamente no site do Ministério Público, e destacou a importância do trabalho de conscientização nas escolas no combate a esse tipo de violência.
Participaram da reunião, as secretárias municipais de Defesa da Mulher, Maria Divina de Sousa Silva, de educação, Sebastiana Veloso, a primeira-dama do município e coordenadora do Núcleo de Estudos e Projetos Estratégicos (NEPE), Aldeneide Ferreira Sousa, e o subsecretário de Direitos Humanos, Jerry Mayner, além de outros gestores da rede municipal de ensino de Timon.
Fonte: publicado em 21.06.2013 no sítio do MPMA
Redação e fotos: Ronilda Miranda (CCOM – MPMA)