https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

Reunião discute ações para área da saúde

Publicado em 30/07/2013 09:24 - Última atualização em 03/02/2022 17:17

Caop Saúde 01Caop Saúde 02Caop Saúde 04Na manhã desta segunda-feira, 29, na Procuradoria Geral de Justiça, foi realizada reunião de trabalho promovida pelo Centro de Apoio Operacional da Saúde em parceria com a Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Saúde de São Luís, com o objetivo de apresentar e discutir o Programa Interinstitucional pelo Direito à Saúde.

O plano tem a finalidade de promover ações de interlocução, por meio do Ministério Público do Maranhão (MPMA), entre conselhos de saúde, comissões,  gestores públicos e sociedade civil com o intuito de desenvolver e implementar políticas na área, tanto judicialmente quanto extrajudicialmente.

Coordenaram o encontro o procurador de justiça Francisco das Chagas Barros de Sousa (coordenador do CAOp/Saúde), o promotor de justiça da Saúde, Herberth de Jesus Figueiredo, a promotora de justiça da Saúde, Glória Mafra, a promotora de justiça da Saúde de Imperatriz, Emanuela Belo, a diretora da Secretaria para Assuntos Institucionais, Fabíola Fernandes Faheína Ferreira. Promotores de justiça de diversas comarcas do estado estiveram presentes à reunião.

No início da reunião, o coordenador do CaOp/Saúde, Francisco da Chagas, apresentou os detalhes do programa. A primeira ação prevista pelo plano é a realização de encontros regionais de saúde inicialmente em oito macrorregiões do estado, envolvendo o MPMA, Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Medicina do Maranhão, Conselho Regional de Enfermagem, Conselho Regional de  Odontologia. Nas regionais estão previstas fiscalizações nas unidades de saúde.

Uma outra linha de atuação é a realização de cursos de qualificação nas modalidades de especialização, aperfeiçoamento e extensão à distância para membros e servidores do MPMA, conselheiros de saúde, gestores e demais agentes sociais com atuação na área da saúde, por meio de cooperação técnica com a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Unasus), com o apoio do Ministério da Saúde e das Secretarias Estadual e Municipais de Saúde e apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP).

A terceira linha de atuação é a realização de uma Campanha de Combate à Corrupção na Saúde a ser lançada em todo o estado em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

“A Administração Superior e a Corregedoria estão oferecendo suporte ao CAOp/Saúde com nova estrutura e instalações para um melhor acompanhamento dos trabalhos”, enfatizou o procurador de justiça Francisco das Chagas Barros de Sousa.

Redação: CCOM – MPMA