
A 1ª Reunião de Acompanhamento Tático (RAT) do Planejamento Estratégico do Ministério Público do Maranhão (MPMA), referente ao ciclo 2021-2029, foi realizada nestas quarta e quinta-feira (5 e 6 de outubro).
Organizada pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), a atividade teve o objetivo de acompanhar e monitorar a execução dos programas, projetos e iniciativas estratégicas previstos nos Planos Tático-Operacionais (PTOs) das unidades administrativas, no âmbito do primeiro ciclo trienal do Planejamento Estratégico Institucional.
Na oportunidade, 28 unidades (dentre coordenadorias e assessorias) participaram da 1ª RAT de 2022, com base na metodologia OKR, cujo foco é a resolutividade, que consiste em conectar o que foi planejado pelas unidades com o que foi executado no Plano Tático-Operacional, de forma célere.
Os representantes das unidades informaram acerca do andamento dos projetos, detalhando o progresso ou problemas encontrados na execução da etapa em que a iniciativa se encontra. Além de reportar se uma etapa do projeto não foi executada, os participantes também informaram o porquê da não execução (problema), gerando um plano de solução para que no próximo trimestre seja avaliado o progresso.
“O encontro consistiu em gerar a continuidade de execução para avançar na viabilização do projeto a fim de alcançarmos o objetivo estratégico”, afirmou o promotor de justiça Carlos Henrique Vieira, diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), que coordenou a RAT, com o assessoramento da equipe do setor.
PROJETOS CONCLUÍDOS
Dentre as unidades que participaram da reunião, algumas já conseguiram concluir seus projetos, a exemplo da Assessoria Técnica (ASSTEC), que finalizou três; a Seção de Saúde Funcional, vinculada à Coordenadoria de Gestão de Pessoas, que concluiu dois; a Coordenadoria de Assuntos Estratégicos e Inteligência (CAEI), o Memorial do MPMA e o Centro Cultural do Ministério Público, cada setor com um.
A avaliação da Seplag acerca dessa 1ª RAT, junto às unidades administrativas, foi positiva, por ter possibilitado conhecer o estágio em que se encontra a execução dos programas, projetos e iniciativas previstos nos planos dos demais setores e de que forma as unidades podem trabalhar colaborativamente para solução dos problemas elencados, para o alcance dos objetivos estratégicos estabelecidos no PEI MPMA 2021-2029.
A próxima RAT será realizada daqui a três meses. Nesse intervalo a equipe da Seplag, em parceria com a Diretoria-Geral e a Secretaria Administrativo-Financeira, trabalharão em apoio às demais unidades visando superar os problemas identificados.
Redação: CCOM-MPMA, com informações da Seplag