
A ouvidora do Ministério Público do Maranhão, Sandra Elouf, participou nesta quinta-feira, 16, do evento Ouvidoria Day, na Escola Superior de Controle Externo (Escex), no prédio anexo do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA). A atividade foi alusiva ao Dia do Ouvidor, comemorado no dia 16 de março.
O encontro reuniu as Ouvidorias das três esferas de governo do Maranhão para tratar de temas como: reativação da Rede de Ouvidorias do Maranhão; calendário de reuniões 2023; divulgação de Instrução Normativa da Secretaria de Transparência e Controle (STC/MA) que trata do funcionamento das Ouvidorias do Executivo Estadual; e realização de ações conjuntas para fomentar a participação cidadã e o controle social.
“O evento é um momento propício para discutir, refletir e fomentar a implementação e o pleno funcionamento das Ouvidorias entre os fiscalizados do TCE e o seu papel nas instituições públicas em geral, destacando esse importante instrumento de controle social e sua contribuição para o fortalecimento da democracia, através da participação social”, afirmou, na abertura do encontro, o ouvidor do TCE-MA, conselheiro Álvaro César Ferreira.
A ideia do Ouvidoria Day surgiu durante reunião ordinária do Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controle Social do Instituto Rui Barbosa (IRB), em meio à programação do Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Foz do Iguaçu-PR, em novembro de 2019.
AÇÕES
Ainda nesta quinta-feira, a ouvidora do MPMA, Sandra Elouf, visitou as obras do Posto Avançado da Ouvidoria, localizado no Cohatrac, que deve ser inaugurado ainda neste mês. “A nossa ouvidoria tem como papel fundamental essa interlocução da sociedade civil com o Ministério Público. Nós recebemos aqui as demandas dos cidadãos, nas suas grandes dificuldades, nas questões que mais afligem a sociedade de modo geral, e também as demandas particulares. Nós temos vários canais de atendimento ao nosso público. As nossas demandas são recebidas através do Whatsapp, do sistema do Ministério Público, do 0800 e também do MPMA Cidadão, uma diversidade de canais para melhor atender o nosso público”, destacou Sandra Elouf.
Redação: CCOM-MPMA com informações do TCE-MA