
O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, prestigiou, na noite do último sábado, 8, a Sessão Solene de Premiação do Concurso Nacional Pedro Ivo de Poesia 2023, promovido pela Academia de Ciências Letras e Artes Militares (Amclam), no salão de eventos da Associação Maranhense de Escritores Independentes (AMEI), no São Luís Shopping. Na ocasião, Eduardo Nicolau recebeu uma condecoração por seus serviços prestados serviços prestados à cultura maranhense.
Também estiveram presentes representantes das secretarias de Turismo e de Segurança Pública do estado, das universidades Estadual e Federal do Maranhão, além de acadêmicos da Amclam e de outras academias, oficiais da Polícia Militar do Maranhão, autoridades civis, escritores e poetas.

O concurso realizado anualmente é uma homenagem ao acadêmico da Amclam Pedro Ivo de Carvalho Viana, poeta que foi vítima da covid-19 em 2020, e tem como objetivo incentivar a produção e divulgação de poesias maranhenses. Os poemas vencedores são publicados em revistas da Amclam.
Na ocasião, os membros da Comissão Avaliadora receberam a Comenda Maria Firmina dos Reis, uma homenagem à maranhense, primeira romancista do Brasil. Um dos agraciados foi o procurador de justiça Teodoro Peres Neto, que integra a Comissão Avaliadora.

Ao finalizar a Sessão Solene, o Cel. Furtado, presidente da Amclam, agradeceu a presença de todos e o testemunho pelo esforço desenvolvido para a realização do evento. Ele também relembrou do 1º Congresso Nacional das Academias de Letras Militares, realizado em novembro do ano passado, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, com a presença diária de 300 pessoas de 23 estados do país.
O presidente da Amclam também agradeceu o apoio dos professores convidados para avaliarem voluntariamente os trabalhos do Concurso e adiantou uma novidade para a próxima edição. “O concurso será internacionalizado com a participação de poetas dos países de língua portuguesa, em que o prêmio será aumentado, e uma seleção dos melhores poemas será publicada em uma obra física”, adiantou.
Redação: CCOM-MPMA com informações da Assessoria Amclam