https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

SÃO LUÍS – MPMA prestigia reinauguração de escola no Turu

Publicado em 19/04/2023 15:58 - Última atualização em 19/04/2023 16:36

Centro de Ensino recebe projeto da instituição

Na imagem aparece o diretor da Secinst, José Márcio Maia Alves, entre seis pessoas que integram as equipes da Secinst e do projeto Escola pra Vida
Equipe da Secinst e do projeto Escola para a Vida no evento de reinauguração escola

A unidade de ensino, que passou por reforma, foi inaugurada pelo governador Carlos Brandão e pelo vice-governador e secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão. A solenidade contou com a presença de deputados, vereadores e lideranças da comunidade.

PROJETOS

O Centro de Ensino João Paulo II faz parte da comunidade escolar que envolve também as escolas Estefânia Rosa e Paulo Freire, na qual o Ministério Público do Maranhão desenvolve uma série de ações por meio da Secinst, das Promotorias de Justiça Itinerante e Distrital do polo e do Núcleo de Mediação Comunitária e Práticas Restaurativas.

Alunos da comunidade escolar João Paulo II recebendo os livros do projeto Roda de Leitura

Entre as iniciativas estão a realização de oficinas de cultura da paz, formação em mediação escolar e de facilitadores em círculos de justiça restaurativa e construção da paz.

Também acontece nessas escolas o projeto Roda de Leitura, que envolve cerca de 250 jovens. Com a utilização de redes sociais, os participantes discutem clássicos da literatura brasileira. A primeira obra em análise é Dom Casmurro, de Machado de Assis, cujos exemplares já foram distribuídos aos estudantes.

Para José Márcio Maia Alves, o projeto busca utilizar as redes sociais para o bem, envolvendo a comunidade escolar na disseminação da cultura da paz e afastando os jovens de qualquer propensão a práticas de violência, além de envolvê-los nos assuntos relacionados ao dia a dia da comunidade escolar.

Redação: Rodrigo Freitas (CCOM-MPMA)