
O Ministério do Público do Maranhão participou na tarde desta segunda-feira, 1º de abril, da abertura do evento Convergência 2024 – “Inovação pública. Conexão humana”, realizado no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no Multicenter Sebrae, no bairro Cohafuma. Representou a instituição na mesa da solenidade o diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão, promotor de justiça Ednarg Fernandes Marques.
Promovido pela Rede Conexão Inovação Pública, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Rede de Inovação pelo Maranhão (Rima), a iniciativa é voltada para a inovação do setor público brasileiro. A programação segue até o dia 3 de abril com palestras, estudos de caso e oficinas.

Também compuseram a mesa de abertura o vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, José Gonçalo de Sousa Filho; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Velten; o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Celso Gonçalo de Sousa; o secretário de Estado da Administração, Guilberth Marinho Garcês; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva; a vice-presidente da Academia Maranhense de Ciências, Francisca Neide Costa, entre outras.
INICIATIVAS INOVADORAS
O MPMA participa do evento com um estande, no qual são apresentados, em vídeos, ações, projetos e programas da instituição relacionados ao tema do evento. O objetivo é compartilhar iniciativas inovadoras de gestão e de aproximação com o cidadão para tornar mais eficiente o serviço da instituição.
Entre as iniciativas de suporte para a atuação do MPMA, foram elencadas, como exemplos da área de tecnologia da informação, o Sistema Integrado do MP (Simp 3), o plenário virtual, além de aquisições e investimentos em infraestrutura. Do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), foram selecionadas ferramentas de transcrição e de oitivas.

Da Secretaria para Assuntos Institucionais (Secinst), o Programa de Atuação em Direitos Humanos (Padhum) também é descrito na peça.
No âmbito das ações que possibilitam maior alcance social, estão a Ouvidoria Itinerante, o Centro Cultural, as Promotorias Distritais, as medidas protetivas de urgência relacionadas à proteção da mulher, além dos trailers de atendimento.
“Este é um evento de grande relevância, porque trata de inovação. É a prova mais eloquente de que o serviço público e as instituições do sistema de justiça estão preocupadas em inovar. Por isso, trouxemos um estande para apresentar os produtos que o Ministério Público já tem para tornar o nosso serviço mais célere, mais eficiente, mais eficaz e muito mais resolutivo”, declarou o diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão, promotor de justiça Ednarg Marques.
Redação: CCOM-MPMA