https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

IMPERATRIZ – Campanha alusiva ao Mês da Mulher é iniciada com palestras em escolas públicas

Publicado em 17/03/2025 09:57 - Última atualização em 17/03/2025 09:57

Estudantes são o público-alvo das palestras

O Ministério Público do Maranhão deu início na quinta-feira, 13, na Escola Darcy Ribeiro, à campanha MP Educa: Vozes pela Vida das Mulheres. A iniciativa promove palestras sobre o combate à violência contra a mulher nas escolas de Imperatriz. Na sexta-feira, dia 14, outra palestra foi ministrada na Escola Maria Evangelista.

A campanha é de iniciativa conjunta da 8ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Mulher e da 8ª Promotoria de Justiça Criminal de Imperatriz, cujos promotores titulares são Gabriele Gadelha e Tiago Quintanilha.

No evento, a titular da Promotoria de Justiça da Mulher de Imperatriz abordou os tipos de violência doméstica, medidas protetivas de urgência e os canais de denúncia utilizados para este fim.

“A violência contra mulher é muito mais do que a violência física. Ela pode ser psicológica, patrimonial, financeira. São tipos de violência que não estamos acostumados a identificar, mas que são tão graves quanto e que precisam ser prevenidas e combatidas”, ressalta a promotora de justiça Gabriele Gadelha

O promotor de justiça Tiago Quintanilha, com atuação no Tribunal do Júri, apresentou a história da Lei Maria da Penha, o ciclo da violência doméstica e feminicídio.

“Nenhum relacionamento começa violento, com o namorado ou o marido espancando a mulher. A violência evolui de forma gradativa: começa com um ciúme, a proibição do uso de determinada roupa ou de sair para ver amigos, família, até chegar ao feminicídio”, destacou o membro do Ministério Público.

Redação e fotos: Iane Carolina (CCOM-MPMA)