Projeto atua em escolas da rede pública discutindo o combate à corrupção no cotidiano

O Ministério Público do Maranhão lançou nesta quinta-feira, 26, o Projeto Ler, Escrever e Pensar – Conscientizar para Transformar/2025. Presidida pelo promotor de justiça Hagamenon de Jesus Azevedo, a atividade foi realizada no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de João Lisboa, com a presença de alunos e professores. O projeto é voltado para alunos das escolas públicas da comarca de João Lisboa e discute o combate à corrupção com práticas do dia-a-dia, como furar fila e colar na prova.
O projeto é realizado pela titular da 2ª Promotoria de Justiça de João Lisboa, Maria José Lopes Corrêa (idealizadora da ação), e pelo titular da 1ª Promotoria de Justiça de João Lisboa, Hagamenon Azevedo. Iniciado em 2016, o projeto já foi realizado em várias cidades do Estado do Maranhão.

A atividade tem como metodologia a leitura e discussão de um livro, que este ano será “Nobre Deputado”, de autoria de Marlon Reis. Após as palestras, os alunos participam de um concurso de redação, no qual os vencedores ganharão um notebook, um tablet e um smartphone para primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente. A premiação do concurso está prevista para o fim do período letivo.
Redação: Iane Carolina (CCOM-MPMA)