
O Ministério Público do Maranhão, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), desenvolveu uma ferramenta que auxiliará os membros da instituição a elaborar os Planos de Atuação das Promotorias de Justiça (PAPJ). O novo portal foi apresentado, nesta quinta-feira, 14, ao procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, pelo diretor da Seplag, Fábio Mendes, e sua equipe.
“Essa ferramenta é muito importante para que os promotores e procuradores possam definir as prioridades de suas promotorias de justiça e, com isso, garantir uma atuação mais efetiva como a sociedade precisa!”, destacou o chefe do MPMA, que parabenizou a equipe do setor responsável pela criação do novo portal.
Fábio Mendes explicou que a ferramenta é uma forma de auxiliar os membros na elaboração dos seus planos de atuação, alinhados ao Planejamento Estratégico da instituição. “Nesse portal, o promotor pode estabelecer, dentre suas ações prioritárias, quais que demandam uma atenção mais específica e mais urgente, objetivamente, de acordo com a fórmula que nós colocamos dentro do portal. Depois de estabelecer quais são suas prioridades, ele pode elaborar planos de atuação para cada demanda que ele encontrar, alinhando o plano de atuação a uma iniciativa, a um projeto, uma campanha, bem como pode alinhar também a um projeto institucional já existente. E também aos objetivos estratégicos definidos”, detalhou o diretor da Seplag.
Ainda de acordo com Fábio Mendes, a execução do Planejamento Estratégico, inclusive por meio dos Planos de Atuação, visa sempre uma maior eficiência do serviço público. “O serviço público prestado pelo Ministério Público tem como destinatário final a sociedade. Então, esse portal PAPJ vai auxiliar o promotor, vai auxiliar o procurador, mas vai ser muito benéfico para a sociedade, para que as demandas dela, que é com o que o Ministério Público tem que trabalhar, possam ter uma resolutividade maior, um planejamento maior na sua consecução”, avaliou.
Redação: CCOM-MPMA