
Foi realizado nesta quarta-feira, 17, o 3º Encontro do Grupo Reflexivo Juntos Fazemos o Trânsito, iniciativa do Ministério Público do Maranhão, por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Balsas. A ação é destinada a quem cometeu infrações de trânsito de médio potencial ofensivo.
Segundo o promotor de justiça Tiago Carvalho Rohrr, a participação no grupo faz parte de um Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) e tem o objetivo de prevenir a violência no trânsito, promover a conscientização sobre segurança viária e ajudar a reduzir o número de acidentes.
Neste encontro, a palestra foi ministrada pelo coordenador de Educação para o Trânsito da 4ª Ciretran do Detran de Balsas, Lucas José Rodrigues Costa, que falou sobre os “Fatores de risco para acidentes de trânsito”.
Durante a apresentação, ele destacou os principais elementos que favorecem a ocorrência de acidentes e apresentou estratégias para mitigá-los, incentivando a adoção de comportamentos mais responsáveis e seguros no trânsito.
De acordo com a 4ª Promotoria de Justiça de Balsas, em 2024, duas turmas foram concluídas; em 2025, uma já foi finalizada e a atual está em andamento. No total, 23 participantes já concluíram o grupo e, até o momento, nenhum deles voltou a cometer infrações. “O resultado mostra que a mudança é possível quando existe diálogo, responsabilidade e educação no trânsito”, observou o promotor Tiago Rohrr.
Redação: CCOM-MPMA