
O Ministério Público do Maranhão, por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher de São Luís, realizou, na tarde desta quarta-feira, 24, na Casa da Mulher Brasileira, em São Luís, uma roda de conversa sobre saúde mental feminina. A atividade faz parte do Grupo Reflexivo de Mulheres, composto por participantes que têm medidas protetivas deferidas pela Justiça, convidadas ou possuem interesse na temática.
A roda de conversa foi conduzida pelas estudantes de Psicologia Yasmin Adriana Gonçalves, Vitória Régia Santos e Paulyane de Sousa Baeta, da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB). A psicóloga residente do MPMA Letícia Karen Ribeiro e a servidora Mônica Nascimento, que coordena os grupos reflexivos da instituição, participaram da atividade.
No encontro, as participantes debateram sobre saúde, autoconhecimento, qualidade de vida e as estratégias para enfrentar os desafios cotidianos. Elas trocaram experiências e receberam orientações para identificar desgaste mental e estratégias para combater o problema.
ESPAÇO DE REFLEXÃO E MUDANÇA
Os grupos reflexivos foram iniciados, no MPMA, em 2020. Desde 2023, a participação nos encontros foi ampliada ao público feminino em geral e não apenas a mulheres vítimas de violência. As reuniões são espaços de acolhimento, nos quais as participantes dialogam sobre temas como direitos, violência de gênero e empoderamento, auxiliando-as a se reconhecerem como agentes de mudança pessoal e social.
Redação: CCOM-MPMA