https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

MPMA promove capacitação sobre o SEI para membros e servidores

Publicado em 20/10/2025 13:22 - Última atualização em 20/10/2025 13:22

Diretor da Secinst ressaltou importância do treinamento

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) realizou nesta segunda-feira, 20, o treinamento “Desvendando o SEI: da teoria à prática”. O Sistema Eletrônico de Informação (SEI) é o novo sistema de gestão documental adotado pelo MPMA.

Destinada a membros e servidores de unidades ministeriais de comarcas da Grande Ilha, a capacitação foi realizada no formato híbrido, com transmissão no Youtube. A parte presencial aconteceu no auditório das Promotorias de Justiça da Capital

A atividade integra o projeto “Diálogos Institucionais – Secinst em Ação”, organizado pela Secretaria para Assuntos Institucionais. A servidora Géssica Mota apresentou as funcionalidades do SEI e esclareceu dúvidas dos participantes.

Géssica Mota esclareceu funcionalidades do SEI

Na abertura, o promotor de justiça Ednarg Marques, diretor da Secinst, deu as boas-vindas e explicou que a iniciativa é um esforço da administração superior para propiciar aos membros e servidores instrumentos de trabalho mais eficientes. “Espero que desfrutem e valorizem o curso e que ele sirva para que esclareçam suas dúvidas, garantindo a todos uma ferramenta mais eficiente para que possam performar melhor, qualificando a prestação de serviços para a sociedade”, declarou.

A programação foi dividida em cinco temas: Conhecendo o ambiente e os conceitos fundamentais; Operações essenciais e documentação; Ferramentas de colaboração e otimização avançada (blocos); Monitoramento e medição de desempenho; e Ferramentas de suporte e colaboração.

Servidores participaram de forma presencial e pelo Youtube do MPMA

VANTAGENS DO SEI

Dentre as vantagens do SEI, destacam-se a padronização dos procedimentos administrativos, a economicidade, a redução do uso de papel e a integração com outras plataformas governamentais. O modelo de gestão colaborativa do sistema permite atualizações constantes, garantindo melhorias na segurança da informação e na acessibilidade.

Redação: CCOM-MPMA