
O Ministério Público do Maranhão, por meio do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos e Cidadania (CAO-DHC), participou do I Seminário Estadual de Gestores e Gestoras Municipais de Promoção da Igualdade Racial, realizado no dia 18 de novembro, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís.
Promovido pela Secretaria de Estado da Igualdade Racial, o encontro reuniu autoridades de diversas instituições, além de gestores municipais, e teve o objetivo de planejar ações e definir metas para a política de igualdade racial em todo o estado.

Na ocasião, o promotor de justiça Joaquim Ribeiro de Souza Júnior, coordenador do CAO-DHC, afirmou que a igualdade social não se conquista somente com discurso ou simbologias, mas principalmente com ações.
O representante do MPMA também destacou a importância do povo preto para a construção do país e lamentou o fato de a referida população ainda sofrer com a exclusão social, por ter pouco acesso a empregos de maior renda e, consequentemente, às riquezas e cargos de poder.
A programação incluiu a pactuação de metas e encaminhamentos, com a definição de prioridades e ações conjuntas, visando à implementação e o fortalecimento da agenda racial nos municípios maranhenses.
Redação: CCOM-MPMA
Fotos: Manu Farias