
As Promotorias de Justiça de Açailândia receberam, nesta quarta-feira, 14, coletores exclusivos para descarte de pilhas e baterias, vidros e óleo de cozinha. Os coletores estão disponibilizados nas dependências do Ministério Público para que membros e servidores possam descartar de maneira sustentável resíduos, inclusive de suas residências.
A campanha está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Açailândia. A adesão do MPMA à iniciativa busca estruturar o órgão de forma ambientalmente mais sustentável, contribuindo para a preservação do meio ambiente, que é função do órgão ministerial.
Os materiais depositados nos coletores serão recolhidos pela Secretaria de Meio de Ambiente.

LOGÍSTICA REVERSA
A logística reversa é um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento ou destinação final ambientalmente adequada.
O Ministério Público do Maranhão desenvolve o “Projeto Valorização de Resíduos e Logística Reversa”, que busca a adoção de medidas para implementação da logística reversa de resíduos no Estado do Maranhão.
A iniciativa, que já foi reconhecida pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), elevou, em quatro anos, o volume de resíduos sólidos recicláveis comercializados e devolvidos para a indústria nacional de 1 mil toneladas em 2020 para 16 mil toneladas até 2024, evitando a poluição e garantindo mais de 300 postos de trabalho para o setor.
Redação: CCOM-MPMA