https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

SÃO LUÍS – MPMA promove capacitação sobre procedimentos investigatórios e processo penal eleitoral

Publicado em 22/06/2026 14:57 - Última atualização em 22/06/2026 14:57

Treinamento abordou a produção de provas e tramitação das ações penais

O Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da Escola Superior e em parceria com a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), realizou a palestra “Procedimentos investigatórios da Portaria 01/2019 e Processo Penal Eleitoral” nesta segunda-feira, 22. O evento foi destinado aos promotores e servidores que atuam nas Promotorias de Justiça com funções eleitorais.

O objetivo foi aprimorar a atuação ministerial na prevenção e investigação de irregularidades visando defender a legitimidade das eleições e o regime democrático. O treinamento foi realizado no auditório do Centro Cultural e Administrativo do MPMA com transmissão digital simultânea. No evento, os participantes discutiram fluxos de trabalho e analisaram casos concretos.

A programação foi aberta pelos promotores de justiça Pablo Bogéa (coordenador eleitoral do MPMA e auxiliar da PRE) e Maria de Jesus Araújo Heilmann (auxiliar da Escola Superior do Ministério Público).

A palestra foi ministrada pelo promotor de justiça Moisés Casarotto, do Ministério Público do Mato Grosso do Sul (MPMS). O palestrante é vice-coordenador do Grupo Nacional de Coordenadores Eleitorais do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG). Ele abordou a atuação prática do Ministério Público Eleitoral e a apuração e acompanhamento dos procedimentos investigatórios eleitorais.

Maria de Jesus Araújo Heilmann, Pablo Bógea e Moisés Casarotto

Redação: CCOM-MPMA