https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

Promotores são empossados pela procuradora-geral de Justiça

Publicado em 21/07/2008 13:40 - Última atualização em 03/02/2022 16:58

Foram empossados na manhã desta segunda-feira (21 de julho) os promotores de Justiça Newton Barros Bello Neto, na 2ª Promotoria da Comarca de Porto Franco, e Luís Samarone Batalha Carvalho, na 2ª Promotoria de Estreito. As promoções foram decididas na última reunião do Conselho Superior do Ministério Público, realizada na última sexta-feira (dia 18).

O promotor de Justiça Newton Bello Neto ressaltou a honra que é dar início a mais uma jornada na instituição, lembrando os princípios do juramento prestado ao ingressar no MP. Ele destacou, ainda, a importância dos seus quatro anos de experiência no Ministério Público para o desenvolvimento de atividades na nova Comarca.

O novo promotor de Justiça da Comarca de Estreito, Luís Samarone Carvalho, comprometeu-se a demonstrar o mesmo empenho e determinação à frente da nova Promotoria, procurando sempre fazer o melhor possível por onde quer que passe.

A procuradora-geral de Justiça, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, destacou a importância de que os promotores de Justiça conheçam a realidade das comunidades nas quais estão inseridos. Para Fátima Travassos, esse é um ponto indispensável para que o Ministério Público tenha ao seu lado a sociedade. “Se não tivermos a sociedade ao nosso lado, sucumbiremos enquanto instituição”, afirmou.

Segundo a procuradora-geral de Justiça, a atuação firme e corajosa do Ministério Público tem gerado como reação, há alguns anos, uma tentativa externa de encolhimento da instituição no Brasil. Um exemplo disso seriam os poucos recursos destinados aos MPs através da Lei de Responsabilidade Fiscal. “Temos um terço da dotação orçamentária do Poder Judiciário para realizarmos um trabalho até maior, que é a defesa institucional da sociedade”, comentou a procuradora-geral de Justiça.

Fátima Travassos ressaltou a importância de que todos tenham a preocupação com o fortalecimento do MP, agindo com compromisso e coragem e sempre guiados pela lei. “No dia-a-dia, vocês demonstram que fazem parte desse perfil que o Ministério Público e a sociedade precisam”, afirmou, dirigindo-se aos promotores empossados. A procuradora-geral de Justiça parabenizou, ainda, o promotor de Justiça Sandro Carvalho Lobato de Carvalho, que assume a Comarca de Matinha que também se fazia ali presente.

A subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Nilde Cardoso Macedo Sandes, parabenizou os promotores, que foram seus alunos. “Aqui, vocês refletem a inquietude que sempre demonstraram no campo universitário, da vontade de servir à sociedade”, lembrou. Já o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais, Lusival Santos Gaspar Dutra, afirmou a importância do trabalho dos promotores no desenvolvimento da região sul do Maranhão, para onde os dois seguem.

Para o procurador de Justiça Reinaldo Campos Castro, subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos, a ascensão de jovens no Ministério Público representa o ciclo da vida, a renovação que é salutar e importante para a sociedade. “Esses jovens, com certeza, saberão honrar o nome do Ministério Público do Maranhão”, garantiu.

Estiveram presentes, ainda, à cerimônia de posse os promotores de Justiça Núbia Zeile Pinheiro Gomes, Celso Antônio Fernandes Coutinho e Reinaldo Campos Castro Júnior.

FotoServlet
FotoServlet
FotoServlet

Redação: Rodrigo Freitas (CCOM-MPMA)