

Inspirado na arquitetura urbana popular e nas formas de guerreiros seculares, o artista plástico mineiro Fábio Vidotti apresenta a exposição “Múltiplas Impressões”, em cartaz até o dia 30 de agosto, no Espaço de Arte Márcia Sandes, da Procuradoria Geral de Justiça (Rua Oswaldo Cruz – Centro).
A mostra reúne 12 quadros, pintados na técnica óleo sobre tela, e sete esculturas de aço. A maioria das pinturas é inspirada na paisagem urbana das favelas das cidades brasileiras, formas que se tornaram marca registrada do artista. O tema poderia sugerir sofrimento, situação inerente ao cotidiano das periferias do país, mas Fábio Vidotti procura, por meio de cores vibrantes e imagens lúdicas, apresentar a alegria e o lado poético dos bairros pobres e populares. “Meu trabalho está em sintonia com os movimentos culturais das periferias do país, repletas de criatividade”, afirmou.
Fábio Vidotti costuma usar os dedos para pintar, mas utiliza também o pincel e a espátula. As formas e as cores vivas das telas do artista são inconfundíveis, mas ele deixa claro que nunca reproduz um quadro e procura descobrir novos tons a cada ano. “Mantenho uma identidade, mas uma tela minha nunca é igual à outra”.
As sete esculturas da exposição são feitas de aço e retratam guerreiros tribais seculares, de etnia indefinida. “Na verdade, é uma metáfora do homem contemporâneo, o trabalhador que enfrenta o dia-a-dia”, disse o artista.
Ele descobriu o manuseio do aço quando trabalhava na Alumar, nos anos 80. Ao observar a matéria prima, visualizou as formas de um guerreiro. Intitulada “Armas de Guerra”, a primeira exposição com o tema foi realizada em 1997. A mostra teve a peça “Arco e Flecha” premiada pela Fundação Municipal de Cultura (Func).
Para produzir as esculturas, o artista segue várias etapas: soldagem, limpeza com areia, polimento, banho contra corrosão e pintura com tinta metálica.
Segundo Vidotti, o tipo de aço utilizado é extremamente resistente e é adequado à proposta dele. “Quanto mais é lixado, mais delineado fica. Por isso, é ótimo para a criação de esculturas”.
O artista plástico comenta que o público maranhense que aprecia a arte da escultura é muito seleto. “É uma arte difícil de produzir e de comercializar por aqui”, comentou.
Premiado em diversos concursos locais, Fábio Vidotti nasceu em Belo Horizonte, mas desde 1982 reside em São Luís. O artista veio morar na capital maranhense, por meio da Alumar, empresa onde trabalhou durante 20 anos. “Múltiplas Impressões” é a quarta exposição de Vidotti no Espaço de Arte Márcia Sandes. Todas as obras da mostra estão à venda.