https://www.mpma.mp.br

Notícias

MPMA inaugura stand na Expo Indústria Maranhão  

Publicado em 27/05/2022 13:34 - Última atualização em 27/05/2022 14:43

Evento ocorre até domingo no Multicenter Negócios e Eventos

Procuradoras Themis Pacheco (corregedora), Regina Leite (subprocuradora), Mariléa Campos (Gestão Ambiental) e Sandra Elouf (ouvidora) e os desembargadores Paulo Velten (presidente do TJMA) e Marcelino Everton

O Ministério Público do Maranhão está participando da 4ª edição da Expo Indústria, iniciada nesta quinta-feira, 26, no Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís. A feira se estende até o próximo domingo, 29, reunindo setores da indústria, serviços e instituições públicas.

A subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Administrativos, Regina Leite, representou o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, na abertura dos trabalhos. A corregedora-geral do MPMA, Themis Maria Pacheco de Carvalho, também esteve presente no evento.

“Aqui, em nosso stand, além das atribuições e ações do Ministério Público do Maranhão, os visitantes têm a oportunidade de conhecer o novo site, o aplicativo MPMA Cidadão, as atribuições da Promotoria Comunitária Itinerante e o programa MP na Comunidade. Além disso, temos a prestação de serviços com a Ouvidoria. Qualquer pessoa pode vir fazer reclamações, críticas e sugestões. É uma honra prestigiar este evento que busca fortalecer a economia e a indústria maranhense”, afirmou Regina Leite.

O espaço do MPMA apresenta, ainda, informações sobre o Programa de Atuação em Defesa de Direitos Humanos (Padhum) e as Promotorias de Justiça Distritais.

OUVIDORIA

O stand ministerial apresenta ao público os principais serviços prestados à comunidade, com destaque ao trabalho da Ouvidoria do MPMA. A equipe dá orientações e registra demandas e reclamações para serem atendidas pelas Promotorias de Justiça ou repassadas a outros órgãos.

O atendimento para registro das demandas pode ser feito de 17 às 22h, durante o funcionamento da exposição. A Ouvidoria tem até 30 dias para dar um retorno sobre as medidas adotadas no âmbito do Ministério Público ou o encaminhamento e resposta de outros órgãos e instituições.

“A feira é uma oportunidade de entrar em contato com o cidadão, devido ao grande fluxo de pessoas. A Ouvidoria é um canal de comunicação direta do cidadão com o Ministério Público. É uma oportunidade ímpar participarmos desta feira e assim promover nossa instituição. As pessoas passam, entram, tiram suas dúvidas, recebem esclarecimentos e podem fazer reclamações e denúncias”, explicou a ouvidora do MPMA, Sandra Elouf.

SUSTENTABILIDADE

As práticas ambientais adotadas pelo MPMA também estão sendo divulgadas no espaço ministerial na Expo Indústria Maranhão. A presidente da Comissão de Gestão Ambiental do Ministério Público, procuradora de justiça Mariléa Costa, atendeu os visitantes e destacou os projetos já realizados: coleta seletiva nas sedes, estacionamento verde, uso de energia solar, compostagem da borra de café, troca de todas as lâmpadas por modelos de LED e redução de 95% no uso de copos plásticos.

“O meio ambiente saudável é um direito de todos nós. Na Procuradoria Geral de Justiça, por exemplo, reduzimos o uso de copos descartáveis em 95%. Estamos utilizando a borra de café, após o processo de compostagem, para adubar nossas plantas. Outra medida foi a adoção do estacionamento verde, com plantas que vão dar sombra aos carros estacionados”, esclareceu Mariléa Costa.

A procuradora de justiça anunciou que o MPMA vai inaugurar, em 1º de junho, na Procuradoria Geral de Justiça, um viveiro de plantas medicinais e artísticas.

Redação: Johelton Gomes (CCOM-MPMA)

Fotos: Larissa Ribeiro (CCOM-MPMA)