https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

MPMA anuncia melhorias na Execução Penal em coletiva sobre rebelião de presos

Publicado em 10/11/2010 11:24 - Última atualização em 03/02/2022 16:39

FotoServlet
FotoServlet

A procuradora-geral de Justiça, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, e o promotor Cláudio Cabral Marques, participaram, o fim da tarde desta terça-feira, 9, de coletiva sobre a rebelião no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís. O motim durou cerca de 27 horas e resultou na morte de 18 presos.

Organizada pela Secretaria de Estado de Segurança (SSP), a entrevista contou com presença do secretário da pasta, Aluísio Mendes; secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Sérgio Tamer; comandante-geral da Polícia Militar, Franklin Pacheco; desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, e o juiz da Vara de Execuções Criminais, Jamil Aguiar.

“Estamos todos estarrecidos com essa tragédia. O MP está atento para o desenrolar desses fatos e vai acompanhar de perto a apuração”, declarou a procuradora-geral à imprensa, ressaltando ainda a importância e eficiência do trabalho conjunto realizado pelas instituições para o fim do motim.

Fátima Travassos anunciou ainda que o número de Promotorias de Execuções Penais passará de duas para quatro. “Estamos buscando maior eficiência na execução penal para dar maior celeridade aos processos”, assinalou.

O secretário Aluísio Mendes classificou a rebelião como “atípica” por não ter havido reivindicações dos presos ou depredação do presídio. “Foi uma barbárie sem motivo, não houve pauta de reivindicações”, declarou. Ele ressaltando que o motim está sendo alvo de rigorosa investigação.

Redação: CCOM-MPMA