Está sendo realizado nesta segunda e terça-feira, 24 e 25 de outubro, na Escola Superior do Ministério Púbico, o Curso de Capacitação em Gênero. Voltado para servidores da instituição, que atuam em diversos setores, na capital e no interior do estado, o curso está sendo ministrado pelas assistentes sociais Irismar Santana e Suelma Lopes.
Tratando de temas como os direitos da mulher (incluindo a Lei Maria da Penha), sexismo, respeito à cidadania e a cultura em relação aos gêneros, o curso busca entender as relações sociais entre gêneros e como essas relações podem causar a violação de direitos. Também serão abordadas as recentes mudanças promovidas pelo Legislativo no que diz respeito às questões de gênero.
De acordo com a professora Irismar Santana, o curso é realizado não tendo como base conhecimentos teóricos, mas sim por meio de vivências que levam os participantes a refletir sobre suas próprias atitudes, conceitos e prática cotidiana. O objetivo, segundo ela, é ir além do que está nas leis, buscando garantir um melhor atendimento às pessoas que procuram o Ministério Público.
Redação: Rodrigo Freitas (CCOM-MPMA)