https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR – Projeto do MPMA garante letramento digital às pessoas idosas

Publicado em 08/05/2024 12:18 - Última atualização em 08/05/2024 12:18

Flávia Nava conversou com participantes sobre cidadania digital

Como parte do “Projeto @60+”, foi realizada nesta terça-feira, 7, no auditório das Promotorias de São José de Ribamar, uma reunião com o tema “Cidadania Digital e Serviços Públicos: Plataforma GOV.BR”.

A iniciativa-piloto é desenvolvida desde outubro de 2023 em conjunto pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de São José de Ribamar, e a Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Renda (Semas).

No encontro, a promotora de justiça Flávia Valéria Nava Silva apresentou aos 20 participantes conceitos relativos à cidadania digital, enfatizando a variedade de serviços ofertados por meio de acesso digital, a exemplo da plataforma GOV.BR. A representante do MPMA também alertou aos presentes quanto aos desafios e comportamentos dos usuários nesse ambiente.

COMO FUNCIONA

O objetivo é promover o letramento digital de pessoas idosas, capacitá-las para exercer seus direitos, identificando riscos para evitá-los e prevenir crimes cibernéticos. Em resumo, o projeto garante autonomia digital às pessoas idosas.

O Projeto @60+ atende 20 idosos selecionados pela Semas, sendo 10 que compõem o grupo de execução de atividades e outros 10 que trabalham no grupo de controle de avaliação das medidas adotadas.

As atividades incluem reuniões mensais entre os idosos e a equipe da 3ª Promotoria de Justiça de São José de Ribamar, além de aulas semanais ministradas por professor indicado pela Semas aos participantes, para garantir o desenvolvimento de habilidades digitais.

Redação: CCOM-MPMA