https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

SÃO LUÍS – Corregedoria-Geral do MPMA promove diálogo institucional

Publicado em 18/04/2024 14:09 - Última atualização em 18/04/2024 14:11

Durante o diálogo, foi anunciada a prestação de contas da gestão

Para marcar os quatro anos da atual gestão da Corregedoria-Geral do Ministério Público do Maranhão, o órgão correicional promoveu na manhã desta quinta-feira, 18, de forma virtual, o Diálogo com a Corregedoria. A atividade foi destinada a procuradores e promotores de justiça de todo o estado e teve o objetivo de apresentar um balanço prévio da gestão.

“Esta é uma reunião de começo de despedida. Estamos iniciando a nossa organização para transferir a gestão para quem irá me suceder”, explicou no início do encontro a corregedora-geral do MPMA, Themis Maria Pacheco de Carvalho.

Themis Pacheco de Carvalho informou que a prestação de contas da atual gestão da Corregedoria-Geral do MPMA será feita no dia 7 de junho, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça. Na ocasião, serão entregues os certificados do Prêmio Minerva de resolutividade.

“Nessa gestão, priorizamos a orientação, mas também cumprimos a nossa função correicional, que nem sempre é agradável, porque temos que corrigir a atuação de colegas, que muitas vezes são amigos. No entanto, esse é o nosso dever”, declarou.

Aitividade foi realizada de forma virtual

A corregedora-geral também explicou que o Projeto Minerva compilou as diretrizes e atividades da gestão. “Nós fizemos várias proposições, editamos provimentos, fizemos recomendações, publicamos atos. Procuramos modernizar a Corregedoria-Geral do Ministério Público”, disse.

A procuradora de justiça destacou ainda a Revista Minerva, criada para ampliar a comunicação entre membros da instituição e a comunidade.

“Adotamos algo que foi pioneiro, o elogio. Nós temos tido um excelente retorno com a prática dos elogios feitos, trimestralmente, àqueles que mantêm as suas Promotorias e Procuradorias atualizadas. Isso tem gerado um sentimento positivo na classe, que é o reconhecimento. Tudo isso está dentro do projeto Minerva”.

Na ocasião, a corregedora-geral informou, ainda, a abertura nesta quinta-feira, 18, da Pesquisa de Satisfação referente à atuação da Corregedoria-Geral do MPMA, cujas respostas são anônimas, e anunciou também a publicação do Manual de Atuação Funcional do Promotor de Justiça, com orientações e  diretrizes básicas sobre o trabalho dos promotores de justiça. O manual deve ser lançado no dia 7 de junho.

“Quis fazer da Corregedoria-Geral o órgão que eu gostaria de ter encontrado na época em que entrei no Ministério Público como promotora de justiça. Nós precisamos que limites sejam estabelecidos, de direcionamento e aconselhamento. Foi assim que quis construir a gestão”, declarou.

DIRETRIZES

O promotor-corregedor Cássius Chai foi o segundo a conduzir a reunião e ratificou as diretrizes da gestão, contidas no Projeto Minerva, entre as quais: atuar preventivamente, priorizando a orientação; pensar coletivamente soluções e melhores práticas para a entrega eficiente dos serviços ministeriais, fortalecendo a interlocução entre membros e servidores; contribuir para o fortalecimento das rotinas ministeriais das unidades, por meio das inspeções e correições.

“Não é possível pensar no êxito de uma atividade sem pensar na estrutura, no corpo administrativo que, muitas vezes, é pouco reconhecido pela sociedade que não compreende o valor do serviço público”, enfatizou Chai, referindo-se ao valor da área meio da instituição.

Por último, a promotora-corregedora Sirlei Castro Aires Rodrigues tratou de demandas relativas a procedimentos administrativos.

Redação: CCOM-MPMA