
Fortalecer políticas públicas voltadas para a infância e a adolescência em municípios que compõem o leste maranhense. Essa é a proposta do Pacto Estadual “Um Mundo para a criança e o adolescente do semi-árido”, que foi apresentado aos novos prefeitos eleitos nesta quinta-feira, 5, em São Luís. Na ocasião, o Ministério Público foi convidado pelo governador Jackson Lago a integrar a lista dos órgãos e entidades que militam nessa causa.
“Queremos ser parceiros nessa luta. A causa da infância exige de nós comprometimento no sentido de apoiar e garantir a implementação de políticas públicas que melhorem a vida das crianças e dos adolescentes dessa região”, disse a procuradora-geral de Justiça, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, durante a solenidade de abertura do evento que reuniu prefeitos e representantes dos 45 municípios incluídos no pacto.
Estiveram presentes no Encontro de Prefeitos do Semi-árido o governador Jackson Lago, a coordenadora da Unicef no Maranhão, Eliana Almeida, o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Cleomar Tema, a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Margareth Cutrim, além de representantes de Ong’s e redes de combate a pobreza no estado.
O Pacto Estadual “Um mundo para a criança e o adolescente do semi-árido” foi criado no fim do ano passado e reúne 16 entidades e órgãos públicos, os quais tentam combater os baixos indicadores sócio-econômicos do leste maranhense. Entre os desafios desses locais estão: dificuldade no acesso aos estudos, gravidez precoce e mortalidade infantil.
O governador ressaltou a atuação da Unicef no Pacto e deu as boas vindas aos novos prefeitos. “Nosso desafio é mudar a realidade dessa região. Para isso, temos que contar com o apoio de todos”, concluiu. Ao final do encontro, será elaborada a Carta dos Prefeitos do Semi-Árido maranhense pedindo ao governo federal que inclua os 45 municípios que estão em processo de desertificação na lista das cidades que compõem o semi-árido brasileiro. O documento será entregue ainda este mês, durante a marcha dos prefeitos, em Brasília.