https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

Reunião discute situação dos estabelecimentos prisionais do estado

Publicado em 25/06/2013 17:39 - Última atualização em 03/02/2022 12:10

Publicado em  24 Junho 2013 10:17


Reunião sobre problemas  em carceragens de delegacias do interior do Maranhão

Reunião foi motivada por problemas verificados em carceragens de delegacias do interior do Maranhão

 

Em razão de diversos problemas verificados nas carceragens de delegacias de municípios do interior do estado,  a procuradora-geral de justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, reuniu-se na manhã desta sexta-feira, 21, em seu gabinete, com o secretário de Justiça e Administração Penitenciária, Sebastião Uchoa. As principais demandas apontadas pelo Ministério Público do Maranhão foram relativas às comarcas de Penalva, Balsas e Buriti.

Em Penalva, as celas da delegacia foram interditadas pela Justiça, em razão da superlotação e das condições estruturais precárias. No entanto, a promotora de justiça Cristiane dos Santos Donatini, titular da comarca, enfatizou que o estabelecimento continua a receber presos, apesar dos problemas. No município de Balsas, o prédio da delegacia está bastante deteriorado, com a estrutura comprometida, o que vem motivando fugas semanais de presos.

Segundo o promotor de justiça Carlos Rafael Fernandes Bulhão, titular da comarca, durante um dia chuvoso o prédio precisou ser coberto com lona. Segundo informações, na comarca de Buriti, existe a demanda de um estabelecimento prisional para receber detentos de outros municípios da região: Santa Quitéria, Brejo e Anapurus.

 

PROVIDÊNCIAS

Sobre a situação de Penalva, Sebastião Uchoa declarou providenciar a transferência de presos da delegacia do município para a administração da Delegacia Regional do município de Viana. Ao todo, devem ser encaminhados inicialmente 20 apenados.

Em Balsas, a reforma da delegacia está prevista para ser concluída até o dia 15 de julho. A Sejap prometeu enviar equipe com profissionais das áreas médica, social e jurídica para prestar atendimento aos presos no local.

A respeito do quadro em Buriti, será realizada uma reunião com os prefeitos dos municípios da região para tratar da construção de uma Unidade Regional de Custódia. “A Sejap está pleiteando a responsabilidade das unidades de custódia que ainda estão sob a competência da Secretaria de Estado de Segurança Pública”, disse Sebastião Uchoa.

Também acompanharam a reunião o corregedor-geral do MPMA, Suvamy Vivekananda Meireles, a diretora da Secretaria de Assuntos Institucionais, Fabíola Fernandes Faheína Ferreira, o diretor-geral da PGJ, Luiz Gonzaga Martins Coelho, e os promotores de justiça Rosana Gonçalves, Antonio Lisboa de Castro Viana Junior, Clodoaldo Nascimento Araújo, Sandro Carvalho Lobato de Carvalho.

Redação: Eduardo Júlio (CCOM – MPMA)

Fotos: Francisco Colombo (CCOM – MPMA)