
A pedido do Ministério Público do Maranhão, a 4ª Vara da Comarca de Açailândia realizou, na última terça-feira, 12, o evento “Audiências Concentradas”, que reavaliou as situações de 27 crianças e adolescentes acolhidos na Casa Abrigo Municipal e Casa Lar Meninas dos Olhos de Deus.
As audiências foram realizadas nos próprios abrigos durante todo o dia. De acordo com o promotor Gleudson Malheiros Guimarães, titular da 4ª Promotoria de Justiça de Açailândia, uma das grandes vantagens do modelo, que foi realizado pela primeira vez na comarca, é a reunião de representantes de diversos órgãos e profissionais em um só ato, buscando a tomada de medidas efetivas que reduzam o período de acolhimento das crianças.
Ao final do evento, todas as crianças tiveram suas situações reavaliadas, tendo as providências sido determinadas imediatamente. Dos 27 casos, 11 crianças e adolescentes obtiveram decisão judicial de imediato desacolhimento e reintegração a familiares aptos a recebê-los.
Além do promotor Gleudson Guimarães, participaram das audiências a juíza Lidiane Melo de Souza, o defensor público Gabriel Porfírio, conselheiros tutelares, diretoras das casas de acolhimento, psicólogos e assistentes sociais, além das crianças e adolescentes e seus familiares.
Redação: Rodrigo Freitas (CCOM-MPMA)
Fotos: 4ª Promotoria de Justiça de Açailândia