https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

SÃO LUÍS GONZAGA DO MARANHÃO – Segurança pública é debatida em audiência promovida pelo MPMA

Publicado em 08/05/2014 18:20 - Última atualização em 04/02/2022 16:07

audiência - Lindembergaudiência - mesaO Ministério Público do Maranhão promoveu nesta quarta-feira, 7, às 9h, no auditório da Prefeitura de São Luís Gonzaga do Maranhão, audiência pública para tratar da instalação de um estabelecimento penal, com capacidade para abrigar 306 detentos. O evento foi organizado pelo promotor de justiça Lindemberg do Nascimento Malagueta Vieira.

Na audiência, foram discutidas medidas para melhorar a segurança pública, em virtude das deficiências de infraestrutura. Entre as propostas apontadas pela comunidade, estão as ações integradas entre as polícias Civil e Militar, fiscalização nos pontos críticos de violência na cidade e readequação do efetivo policial.

Foi solicitada à Secretaria de Segurança Pública o envio de dois veículos para utilização da Polícia Militar, além da designação de delegado de polícia titular para o município de São Luís Gonzaga.

As outras demandas apresentadas pela população na audiência pública foram a instalação do projeto Patrulha Rural, em São Luís Gonzaga, que tem obtido bons resultados pela Polícia Militar em Balsas; implementação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd); readequação do efetivo policial.

Outro ponto da pauta foi a retomada do projeto de construção da nova cadeia pública da cidade. A unidade prisional foi interditada judicialmente, a pedido do MPMA, por falta de condições dignas para abrigar detentos.

Participaram da audiência o prefeito Emanoel Carvalho, a presidente da Câmara de Vereadores, Antonia Hermenegilda Canuto; o deputado estadual e presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, Roberto Costa; o comandante do Batalhão da Polícia Militar de Bacabal, tenente-coronel Egídio Amaral Soares; o delegado regional de Bacabal, Carlos Alessandro Assis; o diretor da Unidade Prisional de Ressocialização de Bacabal, José de Ribamar Mendes; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São Luis Gonzaga, Maria José Duarte; o presidente da Colônia de Pescadores de São Luís Gonzaga, Antonio da Cruz Mesquita; lideranças religiosas e populares.

Redação: CCOM-MPMA