
O projeto Café Sustentável promoveu na manhã desta quarta-feira, 21, das 9 às 10h, no Espaço Laboral da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), em São Luís, uma oficina sobre a reutilização da borra do café. Os participantes aprenderam a confeccionar sabonetes esfoliantes e fertilizante líquido.
As ações são realizadas pelo Ministério Público do Maranhão em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e fazem parte do Programa Integrar, cujo objetivo é desenvolver uma série de ações voltadas à preservação do meio ambiente e aproveitamento dos recursos públicos.
A oficina foi coordenada pela doutora em Agronomia e professora da Uema, Ariadne Enes Rocha; e pelas alunas do curso de Agronomia Maria Izadora Silva Oliveira e Hivine Raquel Sousa.
“A oficina foi muito interessante, pois aprendemos a reutilizar a borra que jogaríamos fora. É mais uma forma de aproveitar os resíduos. Quanto menos lixo, melhor para todos nós”, avaliou a servidora Roseane Pantoja, coordenadora de Administração.
A borra de café vem sendo objeto de pesquisas acadêmicas no Brasil e em outros países para fertilização das plantas, compostagem, redução de resíduos e produção de cosméticos.
Redação e fotos: Johelton Gomes (CCOM-MPMA)