



O procurador-geral de justiça do Ministério Público do Maranhão, Luiz Gonzaga Martins Coelho, participou da solenidade de posse do novo procurador-geral de justiça do Ministério Público do Ceará, Manuel Pinheiro Freitas, realizada nesta segunda-feira, 6, na sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), em Fortaleza.
Na cerimônia, o chefe do parquet maranhense representou também o presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), Paulo Cezar dos Passos.
Do MPMA, igualmente participou da solenidade o 2º vice-presidente da Associação Nacional do Ministério Público (Conamp), promotor de justiça Tarcísio José Sousa Bonfim.
Em seu discurso, Luiz Gonzaga Coelho saudou o novo procurador-geral de justiça do Ceará e destacou a trajetória de trabalho e a extensa folha de serviços prestados ao Ministério Público e à sociedade brasileira.
O empossado já atuou como presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), diretor da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), vice-presidente da International Association of Prosecutors (Associação Internacional dos Promotores de Justiça), assessor internacional do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), diretor da Escola Superior do Ministério Público e coordenador do projeto Tempo de Justiça.
Gonzaga desejou boa sorte a Manuel Pinheiro destacando que o MP cearense “é formado por homens e mulheres que exercem com galhardia e impavidez suas funções. Que a sociedade cearense possa sempre contar com a excelência do trabalho de seu Ministério Público! Sucesso nessa nova fase! ”.
O procurador-geral de Justiça do MPCE recém-empossado, Manuel Pinheiro, fez jus, em seu discurso, à sua veia acadêmica ao remontar às origens do significado do termo “promotor de justiça” no Brasil e em comparação a outros países. Ele rememorou o simbolismo do ingresso de Farias Brito como membro do Ministério Público cearense, que por ser descendente de escravos, demonstrou que o MP é uma instituição que deve se dedicar aos mais vulneráveis.
Segundo o novo procurador-geral, o MP deve buscar a conciliação da sociedade brasileira em tempos de crise. “O Ministério Público tem um papel importantíssimo na história brasileira em uma crise marcada pela perda do sentimento da fraternidade. Nunca se viu tantas manifestações de ódio, nos parlamentos, nos tribunais, nos templos, nas escolas, nas empresas. Devemos ajudar a reduzir as tensões e os conflitos e eu estou convicto de que o Ministério Público pode reconciliar a sociedade brasileira, nos mantendo unidos apesar de todas as diferenças. Sejamos justos e leais à Constituição”, declarou Manuel Pinheiro.
Também discursaram na solenidade o governador do Ceará, Camilo Santana e o ex-procurador-geral de justiça do MPCE, Plácido Rios.
Além das autoridades já referidas, participaram da mesa de abertura representantes do MPCE, do Poder Judiciário local, e de outras instituições do sistema de justiça brasileiro.
A solenidade reuniu também membros servidores do MPCE, e representantes dos executivos estadual e municipal; além de convidados de outras instituições.
Redação: CCOM-MPMA com informações da Assessoria de Imprensa do MPCE