
O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, participou nesta segunda-feira, 10, da solenidade de inauguração do 9º Juizado Especial Cível e de Relações de Consumo de São Luís. A unidade funciona na Rua Auxiliar, nº 33, no bairro do Cohajap.
A cerimônia foi coordenada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Paulo Velten, e pela titular do 9º Juizado Especial, Isabella de Amorim Martins Lago. A solenidade contou com a presença do desembargador Marcelino Everton, juízes e servidores do Poder Judiciário e Ministério Público, além do presidente da OAB Maranhão, Kaio Saraiva.
Pelo Ministério Público, acompanharam a solenidade o subprocurador-geral de justiça para Assuntos Jurídicos, Danilo de Castro, e o promotor de justiça Carlos Brasil Teles de Menezes, integrante da Assessoria Especial da Procuradoria-Geral de Justiça.
Na avaliação do chefe do Poder Judiciário, é exatamente no âmbito dos juizados especiais que é construída a “justiça de proximidade”. “A prestação jurisdicional efetiva para quem tem a maior de todas as carências é a carência por Justiça”, afirmou Paulo Velten.
Eduardo Nicolau destacou a iniciativa do Poder Judiciário em instalar a nova unidade em um local com melhor estrutura a fim de garantir uma prestação jurisdicional mais rápida. “Quanto mais próximo do cidadão, melhor para todos nós. É isso que nós, MP, Poder Judiciário, Defensoria Pública, temos que assegurar: o direito de acesso à justiça”, avaliou.
Redação e foto: Johelton Gomes (CCOM-MPMA)