
Com o objetivo de capacitar a equipe da Ouvidoria do Ministério Público do Maranhão visando ampliar a qualidade do atendimento à população, foi iniciada nesta terça-feira, 11, a oficina “Gestão em Ouvidoria para o Ministério”, na sede da Escola Superior, no Centro de São Luís. O treinamento marcou o início de um programa de qualificação específico para o órgão responsável por receber as denúncias e demandas no âmbito ministerial.
Ao iniciar a oficina, o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, destacou a importância da Ouvidoria como canal de diálogo com a sociedade e outras instituições. “A Ouvidoria é nossa vitrine, a primeira chamada, o primeiro contato que recebemos da sociedade. Por isso, precisamos, cada vez mais, garantir estrutura e formação para a equipe”, afirmou.

Em seguida, a ouvidora do MPMA, Sandra Elouf, agradeceu o apoio da administração superior do MPMA em propiciar meios para que o trabalho prestado aos cidadãos seja ampliado e a escuta seja qualificada. “Estamos aqui para aprender como ouvir melhor, fazer a escuta sensível para que a sociedade tenha o acolhimento necessário. Nosso objetivo é trabalhar e nos preparar para poder avançar mais”.
A diretora da Escola Superior, Karla Adriana Farias Vieira, lembrou que o trabalho exercido pela Ouvidoria requer um olhar especial para propiciar à equipe meios de lidar com reclamações e expectativas do público. “Tenho certeza que será uma oficina bastante produtiva. Começamos hoje um programa de capacitação pioneiro no Brasil com foco na Ouvidoria”.
PROGRAMAÇÃO
A oficina foi iniciada com o tema “Comunicação assertiva e escuta sensível”, ministrada pela psicóloga e doutora em Filosofia e História, pela Unicamp, May Guimarães Ferreira.
A programação vai abordar, ainda, o tema “Fundamento da ética para ouvidorias públicas”, com o doutor em Filosofia, pela UFRJ, Aldir Carvalho Filho. A oficina será encerrada com a apresentação do tema “Técnicas em mediação de conflitos para ouvidorias públicas”, com a servidora da Escola Superior do MPMA, Maíra Lopes de Castro, doutoranda em Direito pela UFC e mestre em Direito pela UFMA.
Redação e fotos: Johelton Gomes (CCOM-MPMA)