
Com a presença da procuradora-geral de justiça em exercício, Regina Leite, foi encerrado na manhã desta sexta-feira, 11, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, o Estágio de Capacitação em Inteligência, realizado em parceria com o Centro de Inteligência do Exército Brasileiro, por meio da Escola de Inteligência Militar do Exército (Esimex).
Na solenidade, o certificado de conclusão do curso foi entregue a todos os participantes (membros e servidores do Ministério Público do Maranhão). O treinamento teve o objetivo de transmitir fundamentos básicos sobre as atividades de inteligência e contrainteligência, além de estreitar a cooperação entre as instituições.

Do MPMA, também participaram da mesa de encerramento a ouvidora Sandra Elouf e o coordenador do Grupo de Atuação Especial no Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), Luiz Muniz Rocha Filho.
Da Esimex, estiveram presentes o coronel Rodrigo de Lima Paiva (chefe da Seção de Ensino de Análise de Inteligência da Esimex), coronel Alexandre Santa Rosa (chefe da Seção de Ensino de Contrainteligência da Esimex), major Marcos Rodrigo Fischer Prado (chefe da Seção de Ensino de Inteligência Cibernética); subtenente Glei Marcos Robína Feijó (monitor da Seção de Ensino de Contrainteligência); e sargento Rodrigo da Silva Pinheiro (monitor da Seção de Ensino e Inteligência de Fontes Humanas).
A capacitação foi direcionada a membros e servidores integrantes do Gaeco de todo o estado, da Coordenadoria de Assuntos Estratégicos e Inteligência (Caei) e de instituições parceiras.

Falando em nome de todos os formandos, a servidora Livia Silva Santos agradeceu a todos que organizaram, ministraram e participaram do curso. “Finalizamos esta semana com grande admiração pelo trabalho desenvolvido pelos senhores, pela didática empregada e pela disposição em tirar nossas dúvidas. Foram dias intensos de aprendizagem sobre a atividade de inteligência. Todos os participantes, sem dúvida, saíram daqui mais preparados para o exercício de suas funções”, enfatizou.
Em seguida, o coronel Rodrigo de Lima Paiva, se pronunciou em nome dos instrutores da Esimex. “O momento agora é de agradecimento. Essa oportunidade de vir aqui e passar algum conhecimento para nós é muito válida, porque aprendemos também. O que eu consegui colher foi a excelência da turma, o esforço, a vontade de aprender. Então, conseguimos formar mais um grupo de soldados do silêncio, como chamamos carinhosamente na Escola os integrantes da comunidade de inteligência do Exército”, declarou.
.
Redação: CCOM-MPMA